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O uso das conjunções por crianças com desenvolvimento típico de linguagem

RESUMO

Objetivo

Verificar o uso das conjunções na fala espontânea de crianças de três anos de idade com desenvolvimento típico de linguagem, residentes do município de Santa Maria - RS.

Métodos

Participaram da pesquisa 45 crianças, com idades entre 3:0;0 e 3:11;29 (anos:meses;dias), do banco de dados do Centro de Estudos de Linguagem e Fala (CELF). Foi transcrita a fala espontânea de cada sujeito. Em seguida, foram feitas as análises das amostras identificando os tipos de conjunções de cada faixa etária. As amostras foram analisadas estatisticamente, analisando-se o número e o tipo de conjunções empregadas em cada faixa etária e comparando-as entre si.

Resultados

Os dados indicaram que quanto maior a faixa etária da criança, maior o número dos tipos de conjunções utilizadas por elas. Quanto à comparação entre as faixas etárias, houve diferença estatística na comparação entre os números médios de conjunções por faixa etária, assim como para conjunções aditivas e para conjunções subordinativas.

Conclusão

Aos três anos de idade, a criança já apresenta o uso gramatical das conjunções. No começo, aparecem as conjunções coordenativas aditivas, adversativas e explicativas, e aos 3:6, as conjunções mais complexas, como as subordinativas.

Descritores:
Fonoaudiologia; Criança, Desenvolvimento da Linguagem; Linguística; Vocabulário

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