Indicadores de Performance Funcional Auditiva Versão Reduzida – FAPI-r
Adaptado de Ferreira et al.(9).
Nome da criança: _______________________________ Data de nascimento: / / Idade: a m Idade Auditiva: a m Dispositivos eletrônicos: OD = _________ OE = ______________ Adaptação AASI: / / __ Ativação IC: / /___ Uso efetivo () Uso não efetivo () Tempo de uso (sic família) =_ h/d Último Datalloging / / ____ = ____ h/d
Respondente: _______________ Escolaridade do Responsável: _____________ Examinador: ____________ Data da avaliação:___/____/____
CONSCIÊNCIA SONORA E SONS SIGNIFICATIVOS
NUNCA
(X 0)
ÀS VEZES (X2)
SEMPRE
(X3)
*1. 1 Responde à fala quando o falante faz discurso (reage)
Avaliador: dialogar com a criança no corredor (longe) e na sala e ver como ela se comporta. Na sala, usar ruído de fundo e observar a resposta da criança.
__ perto (90 cm) __ longe (3 m) __ no silêncio __ no ruído __ solicitado __ espontâneo
*1.2 Localiza a fonte sonora quando o falante faz discurso
Avaliador: dialogar com a criança no corredor (longe) e na sala e ver como ela se comporta. Na sala, usar ruído de fundo e observar a resposta da criança.
__ perto (90 cm) __ longe (3 m) __ no silêncio __ no ruído __ solicitado __ espontâneo
*2.1 Responde à música
Avaliador: tocar a música gravada e observar a reação da criança. Pode cantar uma música e ver como a criança reage.
__ perto (90 cm) __ longe (3 m) __ no silêncio __ no ruído __ solicitado __ espontâneo
*
2.2 Localiza a fonte sonora da música
Avaliador: tocar a música gravada e observar se a criança localiza a fonte sonora. Pode cantar uma música e ver se ela consegue localizar a fonte.
__ perto (90 cm) __ longe (3 m) __ no silêncio __ no ruído __ solicitado __ espontâneo
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A = (80-100%)
Total da Pontuação (reação)/36 =
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação (localização)/36 =
FEEDBACK AUDITIVO E INTEGRAÇÃO
3. Vocalizações mudam quando o(s) dispositivo(s) auxiliar(es) à audição está (ão) desligado(s) ou ligado(s)
Avaliador: solicitar que a criança desligue seu Implante Coclear ou Aparelho de Amplificação Sonora Individual e, após 1 minuto, o religue.
__ no silêncio __ no ruído
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação/ 6=
DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA E RECONHECIMENTO
(G) 4. Discriminação da intenção comunicativa das declarações (ex. afirmação, exclamação, questionamento)
Avaliador: falar as frases em suas formas (afirmativa, interrogativa ou exclamativa), alternando a intenção comunicativa das declarações e verificar se a criança consegue repetir, respondendo coerentemente. Caso necessário, usar as figuras para avaliar a criança em conjunto fechado, pedindo para apontar a figura correspondente mostrando a intenção da frase.
Frases:
() A fotografia estava lá? () Ele não está sozinho. () Você quebrou o vaso? () A mala está aberta. () O sol está brilhando hoje!
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ conjunto fechado __ conjunto aberto
(G) 5. Discriminação das declarações orais - palavras verdadeiras
Avaliador: primeiro solicitar que a criança repita as onomatopeias. Caso ela não consiga, fazer a tarefa de discriminação, emitindo dois sons iguais e um diferente, observando se a criança reage alterando a atenção (para crianças pequenas) quando a palavra diferente for dita. Também pode ser feito com o apoio de figuras, com o mesmo procedimento, solicitando que a criança pegue ou aponte para a figura do som diferente.
Onomatopeias - reconhecimento em conjunto aberto:
() Cocorocó () Quack () Cri cri cri () Miau () Oinc oinc
Onomatopeias - discriminação:
() Cocorocó x cocorocó x boom () Cri cri cri x cri cri cri x toc toc () Miau x miau x chuá chuá
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ conjunto fechado __ conjunto aberto
*6. Reconhecimento do nome próprio da criança
Avaliador: pode, ainda no corredor, chamar a criança pelo nome e observar como ela reage. Fazê-lo também próximo à criança, em situação de ruído.
__ longe (3 m) __ no silêncio __ no ruído
(G) 7. Palavras familiares baseadas em diferentes consoantes (ex. pão/mão, dar/mar, céu/mel, chão/mão, rua/lua, pia/tia).
Avaliador: solicitar que a criança repita palavras familiares monossilábicas baseadas em diferentes consoantes. Caso não consiga, pedir que a criança as identifique em conjunto fechado.
Lista de Palavras:
() Pão () Mão () Rua () Lua () Céu () Mel
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ conjunto fechado __ conjunto aberto
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação/54=
RECONHECIMENTO E COMPREENSÃO AUDITIVA
(G) 8. Identifica figura ou objeto com um elemento crítico (exemplo: aponte o carro)
Avaliador: falar as frases solicitando que a criança aponte para a figura correspondente.
() Aponte a moto () Aponte o navio () Aponte o carro () Aponte o braço () Aponte a perna
() Aponte o nariz
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído
(G) 9. Identifica figuras ou objetos com dois elementos críticos
Avaliador: falar as frases solicitando que a criança aponte para a figura correspondente.
() Aponte o carro verde () Aponte o avião vermelho () Aponte o caminhão azul
() Aponte o cachorro marrom () Aponte o gato amarelo () Aponte o pato grande
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído
(G) 10. Identifica figuras ou objetos com três elementos críticos
Avaliador: falar as frases solicitando que a criança aponte para a figura correspondente.
() Aponte o carro verde que está em cima da mesa
() Aponte o carro vermelho que está embaixo da mesa
() Aponte os olhos da menina que usa roupa vermelha
() Aponte a roda do carro azul grande
() Aponte o pé da menina que tem cabelo preto
() Aponte a barriga da menina que usa roupa azul
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído
(G) 11. 1 Identifica elementos críticos em pequenas histórias
Avaliador: passar o material gravado de uma história infantil, ou lê-la para a criança, e realizar perguntas sobre a história ouvida, sem permitir a Leitura Orofacial.
Perguntas simples:
() Quem são os personagens da história? () De que era feita a casa do primeiro porquinho? () O que o lobo fez para derrubar a casa de palha?
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído
(G) 11. 2 Identifica elementos críticos em pequenas histórias
Avaliador: passar o material gravado de uma história infantil, ou lê-la para a criança, e realizar perguntas sobre a história ouvida, sem permitir a Leitura Orofacial.
Perguntas complexas:
() Por que o lobo não conseguiu derrubar a casa do terceiro porquinho? () O que o lobo fez para tentar entrar na casa de tijolos? () Por que os porquinhos terminaram a história felizes?
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação/54 =
MEMÓRIA AUDITIVA DE CURTO PRAZO
(G) 12.1 Memória: recorda números que foram ouvidos ou demonstrados logo após o estímulo (CRIANÇAS MAIORES)
Avaliador: solicitar que a criança repita as combinações de 2 dígitos.
() 9 - 1 () 7 - 9 () 3 - 5
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ com pistas visuais __ só auditivo
(G) 12.2 Memória: recorda números que foram ouvidos ou demonstrados logo após o estímulo (CRIANÇAS MAIORES)
Avaliador: solicitar que a criança repita as combinações de 3-4 dígitos.
() 6 - 4 - 9 () 6 - 3 - 5 - 1 () 8 - 2 - 9 - 3
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ com pistas visuais __ só auditivo
(G) 12.3 Memória: recorda números que foram ouvidos ou demonstrados logo após o estímulo (CRIANÇAS MAIORES)
Avaliador: solicitar que a criança repita as combinações de 5-6 dígitos.
() 4 - 7 - 3 - 9 - 9 () 2 - 9 - 6 - 1 - 8 - 3 () 6 - 9 - 5 - 7 - 2 - 8
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ com pistas visuais __ só auditivo
(G) 12.4 Memória: recorda números que foram ouvidos ou demonstrados logo após o estímulo (CRIANÇAS MENORES)
Avaliador: solicitar que a criança repita onomatopeias. Caso ela demonstre dificuldade, apresentar as figuras dos animais para que a criança as coloque na ordem do áudio ou da fala da terapeuta.
() Au au () Au au, miau () Moo, quack, bée () Au au, miau, bée, quack () Moo, quack, bée, au au, miau
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ com pistas visuais __ só auditivo
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação (dígitos)/45 =
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação (onomatopeias)/15 =
PROCESSAMENTO AUDITIVO LINGUÍSTICO
*13.1 (CRIANÇAS MENORES). Aplicação da informação auditiva: criança compreende e utiliza informação auditiva e retira do seu conhecimento geral o significado de uma variedade de situações:
Avaliador: observar o comportamento vocal/troca de turnos, propondo uma situação de diálogo com a criança, enquanto ela realiza alguma atividade simultânea.
Proposta de materiais para a atividade simultânea: livro de pintura, lápis de cor ou brinquedos distrativos, como quebra-cabeça/torremoto.
Possíveis perguntas: Qual é a sua brincadeira favorita? Quais são os desenhos que você gosta de assistir? Como é o nome dos seus amiguinhos? (Estas questões são sugestões. O fonoaudiólogo poderá substituir e acrescentar de acordo com a necessidade e aplicação com cada criança).
__ no silêncio __ no ruído
13.2 (CRIANÇAS MAIORES). Aplicação da informação auditiva: criança compreende e utiliza informação auditiva e retira do seu conhecimento geral o significado de uma variedade de situações (conversação):
Avaliador: enquanto a criança realiza uma atividade, conversar com ela utilizando diversos tipos de questionamentos.
Proposta de materiais para a atividade simultânea: livro de pintura, lápis de cor ou brinquedos distrativos, como quebra-cabeça/torremoto.
Possíveis perguntas: Quem veio com você para a terapia? Para quais lugares você gosta de ir? O que você gosta de fazer nos finais de semana? (Estas questões são sugestões. O fonoaudiólogo poderá substituir e acrescentar de acordo com a necessidade e aplicação com cada criança).
__ com pistas visuais __ só auditivo __ no silêncio __ no ruído __ atividade sozinha __ atividades simultâneas
14. Conversa por telefone
Avaliador: enquanto realiza uma atividade, solicitar que o familiar saia da sala e fale com a criança pelo telefone.
Sugestões de perguntas para o familiar fazer: O que você está fazendo? Qual o nome da sua fono? Está gostando da atividade? O que você vai fazer mais tarde?
(Estas questões são sugestões. O fonoaudiólogo poderá substituir e acrescentar de acordo com a necessidade e aplicação com cada criança).
__ atividade sozinha __ atividades simultâneas
(G) 15. 1 (PARA CRIANÇAS MENORES): segue uma instrução
Avaliador: solicitar que a criança realize algumas ações.
() Bata palmas () Pegue na cabeça () Bata os pés no chão
__ material gravado __ ruído __ silêncio
(G) 15. 2 (PARA CRIANÇAS MENORES): seguem duas instruções
Avaliador: solicitar que a criança realize algumas ações.
Observação: deixar figuras de diferentes categorias semânticas ao alcance da criança, dentre elas a de um animal. Sugestões de figuras: cachorro, mesa, navio e menina.
() Pegue a figura de um animal e a coloque embaixo da mesa
() Mande um beijo e dê tchau
() Pegue no nariz e depois no olho
__ material gravado __ ruído __ silêncio
(G) 15. 3 (PARA CRIANÇAS MENORES): seguem três instruções
Avaliador: solicitar que a criança realize algumas ações.
Observação: deixar figuras de diferentes categorias semânticas ao alcance da criança, dentre elas a de um animal. Sugestões de figuras: cachorro, mesa, navio e menina.
() Toque a ponta do nariz, bata palmas e pegue uma figura
() Mostre a língua, toque na barriga e bata os pés no chão
() Pegue no cabelo, fique em pé e ande pela sala
__ material gravado __ ruído __ silêncio
(G) 15.4 (PARA CRIANÇAS MAIORES): seguem ordens e instruções
Avaliador: solicitar que a criança realize algumas ações.
() Pegue no cabelo e fique em pé
() Sorria, dê tchau e mande um beijo
() Faça uma careta, finja que está dormindo e estire a língua
__ material gravado __ ruído __ silêncio
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação (crianças menores)/39 =
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação (crianças maiores)/33 =
Nota 1: NP – não presente, EP – em processo, A – adquirido;
Nota 2: *Itens que deverão ser aplicados no corredor (situação de distância) e na sala (situação de ruído), de forma controlada;
Nota 3: (G) Itens que, inicialmente, devem ser testados com material gravado. Caso o avaliador note dificuldade da criança em escutar a mensagem gravada, proceder com a aplicação do item na condição viva-voz.