Acessibilidade / Reportar erro

Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação Breve – MAC B: fidedignidade e validade

RESUMO

Objetivo

Buscar evidências de validade e fidedignidade da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação Breve (MAC B) para adultos com lesão do hemisfério direito.

Método

Trezentos e vinte e quatro adultos saudáveis e 26 adultos com lesão cerebral direita, com idades de 19 a 75 anos, com dois ou mais anos de escolaridade, foram avaliados com a Bateria MAC B. Essa bateria contém nove tarefas que visam avaliar habilidades comunicativas, como: discurso prosódia; processo léxico-semântico e pragmática. Duas fontes de evidências de fidedignidade foram utilizadas, ou seja, a consistência interna (alfa de Cronbach) e a concordância entre avaliadores. A validade foi avaliada comparando as tarefas da Bateria MAC na versão expandida e da MAC B.

Resultados

Em relação à fidedignidade, a consistência interna foi satisfatória e as taxas de concordância entre os avaliadores foram consideradas excelentes, assim como as correlações entre as tarefas da Bateria MAC e Bateria MAC B.

Conclusão

A Bateria MAC B apresentou evidências de fidedignidade e validade satisfatórias, podendo ser usada como medida para resultado de programas de intervenção, e também auxiliar o fonoaudiólogo a planejar o programa de reabilitação.

Descritores:
Avaliação; Acidente Vascular Cerebral (AVC); Construção de Testes; Distúrbios de Linguagem; Adulto

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br