Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia de Programas Educativos à Distância para pais de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa

RESUMO

Objetivo

analisar a produção científica sobre programas educativos à distância para pais/responsáveis no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Estratégia de pesquisa

utilizou-se a estratégia PICO para identificar o problema de pesquisa. Foram consultadas as bases de dados Medline, ERIC, LILACs, EMBASE, CINAHL, Web of Science e Scopus utilizando descritores e termos livres específicos. não houve restrição de tempo ou idioma. Foram selecionados artigos sobre programas educativos online destinados a pais de crianças com TEA, com foco no impacto desses programas no desenvolvimento de crianças de até seis anos.

Critérios de seleção

os estudos foram selecionados com base em critérios de elegibilidade padrões, incluindo a leitura completa dos artigos após a triagem inicial realizada com o software RAYYAN. Foram incluídos estudos primários, como ensaios clínicos e revisões sistemáticas que avaliaram programas educativos à distância para pais de crianças com TEA.

Análise dos dados

utilizou-se o software RAYYAN para a seleção inicial dos estudos. Os artigos foram organizados hierarquicamente com base no título e resumo, seguido pela leitura integral para aplicação dos critérios de elegibilidade.

Resultados

a busca inicial resultou em 1019 artigos, dos quais 192 foram identificados como duplicados. Após a seleção inicial e a leitura completa, 37 artigos foram analisados, dos quais seis foram considerados elegíveis para responder à pergunta de pesquisa. Entre os estudos elegíveis, um era uma revisão sistemática e cinco eram estudos experimentais. Os estudos experimentais destacaram impactos positivos em áreas como rotinas diárias, flexibilidade comportamental e comunicação. A revisão sistemática indicou evidências preliminares de que os programas educativos à distância para pais podem melhorar o conhecimento sobre TEA, aumentar a adesão às intervenções e promover o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação nas crianças.

Conclusão

os resultados sugerem que programas remotos de orientação para pais podem ser eficazes para melhorar o conhecimento sobre TEA, aumentar a adesão dos pais às intervenções e promover o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação em crianças com TEA.

Descritores:
Autismo; Telemedicina; Desenvolvimento Infantil; Pais; Transtorno do Espectro Autista

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br