Acessibilidade / Reportar erro

Equilíbrio postural em diabéticos tipo 2 com vertigem, tontura e/ou instabilidade

Resumo:

Objetivo:

avaliar o equilíbrio postural em diabéticos tipo 2 com vertigem, tontura e/ou instabilidade.

Método:

área do limite de estabilidade, área de deslocamento do centro de pressão e velocidade de oscilação de 20 pacientes com diabetes mellitus tipo 2 com vertigem, tontura e/ou instabilidade foram comparados a um grupo controle com 22 indivíduos hígidos à posturografia do Balance Rehabilitation Unit (BRUTM).

Resultados:

a área do limite de estabilidade dos diabéticos tipo 2 foi significantemente menor do que a do grupo controle. Os diabéticos tipo 2 apresentaram valores significantemente maiores quanto à área de deslocamento do centro de pressão, em superfície firme, de olhos abertos, olhos fechados e com interação visuovestibular na direção horizontal; e quanto à velocidade de oscilação em superfície firme, de olhos abertos e olhos fechados.

Conclusão:

diabéticos tipo 2 com vertigem, tontura e/ou instabilidade apresentam comprometimento do equilíbrio postural relacionado com estímulos visuais e de interação visuovestibular e prejuízo moderado na qualidade de vida.

Descritores:
Diabetes mellitus; Equilíbrio postural; Tontura; Vertigem; Vestíbulo do labirinto

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br