OBJETIVO:
Investigar a existência de correlações entre o desempenho de crianças com desenvolvimento típico em testes temporais auditivos (Padrão de Frequência e Gaps in Noise - GIN) e medidas de memória, atenção, quociente intelectual e a idade.
MÉTODO:
Quinze participantes, com idades entre 7 e 12 anos, sem queixas envolvendo audição e desenvolvimento cognitivo, foram submetidos aos testes de processamento temporal auditivo (GIN e Padrão de Frequência), teste de Memória (Span de Dígitos), Atenção (auditiva e visual) e testes de inteligência (Matrizes Progressivas de Raven).
RESULTADOS:
Foram encontradas correlações significantes e positivas entre o teste Padrão de Frequência e a variável idade, sendo essa considerada boa (p<0,01, 75,6%). Não foram verificadas correlações significantes entre o teste GIN e as variáveis testadas.
CONCLUSÃO:
As habilidades temporais consideradas parecem ser influenciadas por diferentes fatores: enquanto a habilidade de ordenação temporal parece ser influenciada por processos maturacionais, o desempenho para a habilidade de resolução temporal não foi influenciado por nenhum dos aspectos investigados.
Auditory perception; Memory; Intelligence; Attention; Hearing tests