Acessibilidade / Reportar erro

Influência da memória, atenção, QI e idade em testes de processamento auditivo temporal: estudo preliminar

OBJETIVO:

Investigar a existência de correlações entre o desempenho de crianças com desenvolvimento típico em testes temporais auditivos (Padrão de Frequência e Gaps in Noise - GIN) e medidas de memória, atenção, quociente intelectual e a idade.

MÉTODO:

Quinze participantes, com idades entre 7 e 12 anos, sem queixas envolvendo audição e desenvolvimento cognitivo, foram submetidos aos testes de processamento temporal auditivo (GIN e Padrão de Frequência), teste de Memória (Span de Dígitos), Atenção (auditiva e visual) e testes de inteligência (Matrizes Progressivas de Raven).

RESULTADOS:

Foram encontradas correlações significantes e positivas entre o teste Padrão de Frequência e a variável idade, sendo essa considerada boa (p<0,01, 75,6%). Não foram verificadas correlações significantes entre o teste GIN e as variáveis testadas.

CONCLUSÃO:

As habilidades temporais consideradas parecem ser influenciadas por diferentes fatores: enquanto a habilidade de ordenação temporal parece ser influenciada por processos maturacionais, o desempenho para a habilidade de resolução temporal não foi influenciado por nenhum dos aspectos investigados.

Auditory perception; Memory; Intelligence; Attention; Hearing tests


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br