RESUMO
Objetivo Apresentar um protocolo de treinamento auditivo em crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC).
Método Participaram do estudo nove crianças entre 9 e 12 anos, sendo cinco do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Foram selecionadas apenas crianças com limiares auditivos dentro da normalidade e curva timpanométrica tipo A bilateralmente. Inicialmente, foi realizada uma avaliação comportamental do Processamento Auditivo Central (PAC) e aplicado um questionário de autopercepção. Posteriormente, foram conduzidas oito sessões de treinamento auditivo, seguindo um protocolo definido com quatro atividades específicas por sessão, visando o treinamento de habilidades auditivas distintas. Em uma terceira fase, realizou-se nova avaliação comportamental do PAC e o questionário foi reaplicado.
Resultados A análise quantitativa dos testes comportamentais pré e pós-treinamento mostrou melhorias estatisticamente significativas no Teste Dicótico de Dígitos (TDD) à esquerda, no Teste Dicótico de Dissílabos Alternados (SSW) à esquerda, no Teste de Identificação de Sentenças Sintéticas com Mensagem Competitiva Ipsilateral (SSI) à esquerda e no Teste de Detecção de Intervalo Aleatório (Random Gap Detection Test - RGDT). Observou-se também melhora na percepção comportamental auditiva dos participantes, conforme indicado pelas respostas ao questionário de autopercepção.
Conclusão Apesar de o protocolo de treinamento auditivo não ter resultado na normalização completa nos testes de Avaliação Comportamental do Processamento Auditivo Central (PAC), observou-se uma contribuição na melhoria das habilidades auditivas de integração binaural, figura-fundo e resolução temporal dos participantes, bem como em sua percepção pessoal dessas capacidades.
Descritores:
Crianças; Audição; Testes Auditivos; Percepção Auditiva; Reabilitação