Acessibilidade / Reportar erro

Parâmetros acústicos e quimografia de alta velocidade identificam efeitos imediatos dos exercícios de vibração sonorizada e som basal

OBJETIVO:

Identificar efeitos imediatos das vibrações sonorizadas e do som basal em indivíduos saudáveis por meio de parâmetros acústicos e quimografia de alta velocidade.

MÉTODOS:

Participaram 30 sujeitos, 12 homens e 18 mulheres (19 a 45 anos) sem alterações laríngeas. As vozes foram gravadas à taxa de 44.100 amostras/segundo e as videolaringoscopias de 4.000 quadros/segundo, antes e depois dos exercícios vocais. Foi desenvolvida uma rotina computacional para extrair Jitter e Shimmer. Foram geradas quimografias de alta velocidade a partir das imagens laríngeas para a análise dos tempos de fase: fechada (FF); aberta (FA); de fechamento (Ff) e de abertura (Fa), e usados o Teste t de Student pareado e o teste Mann-Whitney, com nível de significância de 0,05.

RESULTADOS:

Após as vibrações sonorizadas, houve diminuição de Jitter (0,018 para homens e p<0,01para mulheres) para ambos os gêneros e diminuição de Shimmer (p<0,01) ao gênero feminino. Houve diminuição de FF (p=0,046) e de Ff (p=0,026) e aumento de FA (p=0,05) em pregas vocais femininas. Após o som basal, foram identificados diminuição de Jitter (p<0,01) em vozes femininas e da Ff (p=0,026) em pregas vocais masculinas.

CONCLUSÃO:

Foi possível verificar mais efeitos imediatos positivos após as vibrações sonorizadas principalmente em qualidade vocal e pregas vocais de mulheres. No entanto, são necessárias pesquisas com maior número de amostras masculinas e investigação sobre o tempo adequado do som basal para corroboração dos resultados desta pesquisa.

Voz; Treinamento da voz; Qualidade da voz; Acústica; Fonoterapia


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br