Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do tempo de contração e repouso na atividade dos músculos masseter e temporal anterior em indivíduos com DTM

RESUMO

Objetivo

O principal objetivo deste estudo foi investigar o efeito do tempo de contração e repouso na atividade dos músculos masseter e temporal.

Métodos

49 sujeitos do sexo feminino com idade entre 18 e 30 anos foram divididos em grupos DTM (n: 26) e controle (n: 23). A eletromiografia de superfície foi utilizada para avaliar os músculos temporal anterior e masseter durante protocolos de contração e repouso muscular. Foram analisados os parâmetros eletromiográfico raiz quadrada da média, frequência mediana e o coeficiente da inclinação da reta de regressão linear.

Resultados

Foi encontrado efeito significativo do tempo no protocolo de contração e de repouso muscular. No protocolo de contração, sujeitos com DTM apresentaram significativa diminuição da frequência mediana no masseter direito e do coeficiente de inclinação do músculo temporal direito comparados ao grupo controle.

Conclusão

Apesar de os sujeitos com DTM apresentarem maior suscetibilidade à fadiga, comparados aos controles, ambos os grupos devem respeitar o tempo máximo de 5 s de contração voluntária máxima e no mínimo 30 s de repouso entre sucessivas contrações da musculatura mastigatória durante protocolos de avaliação clínica ou de pesquisa.

Descritores:
Músculos Mastigatórios; Fadiga Muscular; Eletromiografia; Transtornos da Articulação Temporomandibular; Transtornos Craniomandibulares

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br