Acessibilidade / Reportar erro

Aplicabilidade da "Bateria de Nomeação de Objetos e Verbos" no Português Brasileiro

OBJETIVO:

Verificar o desempenho de sujeitos brasileiros na Bateria de Nomeação de Objetos e Verbos (BNOV), de acordo com a escolaridade; e descrever os principais tipos de erro na nomeação de verbos e substantivos.

MÉTODOS:

A BNOV foi aplicada em 100 sujeitos normais, divididos em dois grupos (GI: quatro a oito anos de escolaridade; e GII: acima de nove anos).

RESULTADOS:

Houve índice total de acertos de 97,6% para os substantivos e 98,0% para verbos. Foram verificadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos no número de acertos para substantivos e verbos (p<0,0001) e na proporção de ocorrência de erros semânticos para verbos (p=0,0160), registrando-se pior desempenho entre os sujeitos menos escolarizados.

CONCLUSÃO:

A BNOV é adequada para uso em adultos falantes do Português Brasileiro. O grupo com maior escolaridade apresentou maior número de "acertos"; ambos os grupos tiveram maior proporção de "erros semânticos" para verbos e substantivos.

Avaliação ; Fonoaudiologia ; Testes de linguagem ; Nomes ; Adulto


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br