1º (Extra) |
Explicar sobre a pesquisa e assinatura de termos. |
Termo de Consentimento livre esclarecido (TCLE), Termo de compromisso e detalhamento da pesquisa. |
Realizado um mês antes do início da intervenção, para que os participantes pudessem se preparar. |
2º |
Realizar avaliação inicial (pré-intervenção). |
Primeira apresentação oral do tema escolhido por cada participante para a banca e os demais participantes. |
Avaliação. Aplicação do “Formulário de avaliação da apresentação oral - FAO”, ficha de autoavaliação e Escala para Autoavaliação ao Falar em Público. |
Para apresentação cada participante teve 5 minutos para conclusão. |
3º |
Desenvolver as habilidades relacionadas a elaboração de uma apresentação. Abordar a história da Programação neurolinguística, dissertando assim sobre um dos referenciais teóricos que embasou o treinamento. |
Como realizar a busca adequada do tema a ser apresentado; como elaborar a apresentação; como utilizar os recursos audiovisuais em uma apresentação e a importância do domínio do conteúdo. E a História da PNL. |
Abordagem indireta: intervenção pedagógica. |
Programação Neurolinguística.
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4º |
Ensinar a como definir melhor seus objetivos e alcançar os resultados. E explanar sobre o que a PNL propõe em relação à comunicação. |
Ferramentas da PNL: Boa Formulação de Objetivos - BFO e Pressupostos ou Pressuposições da PNL. |
Abordagem indireta: intervenção pedagógica. |
Programação Neurolinguística.
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Nesse dia foi solicitado aos participantes que escrevessem seus objetivos e metas com o treinamento. |
5º |
Instruir sobre o conceito de comunicação e aspectos sobre linguagem corporal, como expressões faciais, gestos e postura. Além das habilidades sociais e os componentes paralinguísticos, que são os componentes vocais que modulam uma mensagem. |
Comunicação, Linguagem verbal e não verbal. |
Abordagem direta: Intervenção corporal; uso do corpo para simular situações; mimica. |
Abordagem indireta: intervenção pedagógica. |
Propiciar o conhecimento dessas habilidades e enfrentamento do medo de se expor em público. |
Interação terapêutica: Nesse dia foram realizadas duas atividades que trabalharam aspectos da linguagem corporal e exposição em público, dando ênfase à sua importância comunicativa. |
6º |
Aumento de conhecimento. Abordar os conceitos envolvidos na projeção vocal. |
Projeção Vocal: Comunicação corporal, propriocepção, relaxamento, respiração, voz e articulação. |
Abordagem indireta: intervenção pedagógica. Realizado a explicação do conteúdo teórico |
Vivenciar os exercícios e técnicas para melhorar a projeção vocal nas apresentações. |
Abordagem direta: Intervenção MPT - auditiva; função vocal, musculoesquelética, somatossensorial e respiratória: alongamento / relaxamento da região cervical, cintura peitoral e corpo; exercícios de trato vocal semiconcluído e articulação. Exercícios de aprimoramento vocal e expressividade. |
7º |
Orientar sobre como estabelecer uma relação com o público. Explicar quais tipos de públicos existem de acordo com a PNL e como deve ser apresentado o conteúdo de uma apresentação a cada um deles. |
Rapport, como estabelecer empatia com o Público. Os Sistemas Representacionais, como identificar, quais as características, estilos de organização e aprendizagem de cada grupo. |
Abordagem indireta: intervenção pedagógica e interação terapêutica. |
Programação Neurolinguística:
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Reconhecimento dos perfis e indicar a prevalência dos perfis no grupo. |
Aplicação do Teste dos Sistemas Representacionais. |
8º |
Explanar sobre a relação entre corpo e mente propiciar maior consciência emocional para ter melhor controle sobre as emoções diante dessas situações de estresse. Ilustrar sobre a importância da escolha de palavras e o papel da linguística. |
Foi abordado o conteúdo sobre como trabalhar as emoções e o Poder da Linguagem. Ressalta-se que o conteúdo sobre emoções foi trabalhado durante todo o treinamento, e nos primeiros encontros foram trabalhados conceitos de emoção, sentimento e autoconhecimento, para que os participantes pudessem desenvolver essas habilidades durante todo o treinamento. |
Abordagem indireta: intervenção pedagógica e interação terapêutica. |
Abordagem direta: alongamento e relaxamento |
Programação Neurolinguística: dinâmica sobre as emoções. |
9º |
Realizar avaliação final (pós-intervenção). |
Segunda apresentação oral do tema escolhido por cada participante para a banca e os demais participantes. |
Avaliação. Aplicação do “Formulário de avaliação da apresentação oral - FAO”, ficha de autoavaliação e Escala para Autoavaliação ao Falar em Público. |
Para apresentação cada participante teve 5 minutos para conclusão. |
10º (Extra) |
Feedback sobre o desempenho |
Resultados pré e pós-intervenção. |
Ficha com os resultados individuais para que cada participante pudesse ver sua evolução. |
Os participantes não tiveram contato com as fichas dos demais participantes e receberam as suas respectivas fichas por e-mail após o feedback. |