Nome completo:
Data de Nascimento: Nº USP:
Endereço:
Bairro:
Cidade: UF:
Telefone: ( ) Celular: ( )
E-mail:
Curso: Ano de Graduação:
Pode vir realizar a pesquisa no horário noturno (19-21h) com frequência de uma vez por semana em oito encontros, na xxxxxxxxxxxxxx, em dia a combinar?
( ) Sim ( ) Não
Qual dia da semana de sua preferência para a realização da pesquisa?
( ) Segunda ( ) Terça ( ) Quarta ( ) Quinta ( ) Sexta
Principais dificuldades nas apresentações:
( ) Nervosismo ( ) Ansiedade ( ) Insegurança ( ) Timidez ( ) Não conseguir transmitir/expressar o que quero falar ( ) Medo de esquecer ou errar ( ) Vergonha de falar em público ( ) Falar com clareza ( ) Projetar corretamente a minha voz ( ) Em saber qual a melhor postura ( ) Outros
Se assinalar outros, descrever aqui:
Esta dificuldade é ou foi notada por quem? (pode marcar mais de uma opção):
( ) por você mesmo ( ) professor da faculdade ( ) outro professor ( ) colegas de classe ( ) amigos de outros locais ( ) família ( )outros/quem:
Frequência
Sempre
Frequentemente
Às vezes
Raramente
Nunca
(a) Vocabulário
(b) Gramática
(c) Pronúncia
(d) Entonação
(e) pausas
(f) Média de tempo
Frequência
Sempre
Frequentemente
Ás vezes
Raramente
Nunca
(a) Articulação
(b) Loudness
(c) Fazer contato visual com todos os presentes
(d) Sorrir quando apropriado
(e) Postura adequada
(f) Capacidade de manter o interesse da audiência
(g) Controle Emocional
Aspectos
Pontos a considerar
Nota
Planejamento
Evidência de preparação cuidadosa.
Objetivos
Clareza: adequados à audiência ou ao assunto.
Conteúdo
Alcance, relevância, adequação, conhecimento, pesquisa e domínio do assunto.
Abordagem
Mensagem, embasamento e reiteração, variedade e humor.
Organização
Coerência, clareza e condução.
Recursos visuais
Propriedade, clareza e condução.
Forma de apresentar
Ritmo, entusiasmo, contato visual, fala audível, entonação, autoconfiança e linguagem corporal.
Linguagem
Clareza, acuidade, fluência, adequação, pronúncia e sinalização.
Geral
Clareza da mensagem. Alcançou os objetivos? É interessante? Agradável/ informativo? Instigante?
Escala para Auto-Avalíação ao Falar em PúblicoTradução e adaptação para o português: Crippa JAS, Osório F, Graett FG,Zuardi AW, Pinho M, Busano GF, Chaves M, Loureiro SR (2004)Por favor, imagine as coisas que você costuma pensar sobre si mesmo, quando se encontra em alguma situação em que tenha que falar em público. Tendo em mente essas situações, até que ponto você concorda com as afirmações a seguir? Por favor, dê uma nota de O (se você discorda totalmente) a 5 (se você concorda inteiramente com a afirmação)
1. 0 que tenho a perder? Vale a pena tentar
0
1
2
3
4
5
2. Sou um fracasso
0
1
2
3
4
5
3. Esta é uma situação difícil, mas posso dar conta dela
0
1
2
3
4
5
4. Um fracasso nesta situação seria mais uma prova de minha incompetência
0
1
2
3
4
5
5. Mesmo que não dê certo, não é o fim do mundo
0
1
2
3
4
5
6. Posso dar conta de tudo
0
1
2
3
4
5
7. Qualquer coisa que eu disser vai parecer bobagem
0
1
2
3
4
5
8. Acho que vou me dar mal de qualquer jeito
0
1
2
3
4
5
9. Em vez de me preocupar, poderia me concentrar no que quero dizer
0
1
2
3
4
5
10. Eu me sinto desajeitado e tolo, certamente eles vão notar
0
1
2
3
4
5
Aspectos
Pontos a considerar
Nota
Planejamento
Evidência de preparação cuidadosa.
Objetivos
Clareza: adequados à audiência ou ao assunto.
Conteúdo
Alcance, relevância, adequação, conhecimento, pesquisa e domínio do assunto.
Abordagem
Mensagem, embasamento e reiteração, variedade e humor.
Organização
Coerência, clareza e condução.
Recursos visuais
Propriedade, clareza e condução.
Forma de apresentar
Ritmo, entusiasmo, contato visual, fala audível, entonação, autoconfiança e linguagem corporal.
Linguagem
Clareza, acuidade, fluência, adequação, pronúncia e sinalização.
Geral
Clareza da mensagem. Alcançou os objetivos? É interessante? Agradável/ informativo? Instigante?
Chart 1
Description of the activities and topics covered in the “High-Performance Communication Training”
Table 1
Comparison of the qualitative components according to the moment of evaluation by the evaluators
Table 2
Comparison of the quantitative components according to the moment of evaluation by the evaluators
Table 3
Comparison of positive and negative self-affirmations according to the students' moment of self-assessment
Table 4
Comparison of quantitative components according to the moment of student self-assessment.
Full name:
Date of birth: USP Nº:
Address:
District:
City: UF:
Telephone: ( ) Cellphone: ( )
E-mail:
Course: Graduation year:
Can you join us for the research in the evening (19-21h), once a week for eight meetings, at xxxxxxxxxxxxxxxxxx, on a day to be arranged?
( ) Yes ( ) No
On which day of the week would you prefer to take the survey?
( ) Monday ( ) Tuesday ( ) Wednesday ( ) Thursday ( ) Friday
Please point out your main difficulties in presentations:
( ) Nervousness ( ) Anxiety ( ) Insecurity ( ) Shyness ( ) Not being able to convey/express what I want to say ( ) Fear of forgetting or making mistakes ( ) Ashamed of public speaking ( ) Speaking clearly ( ) Projecting my voice correctly ( ) Not knowing the best posture ( ) Other
If you point out any others, please describe them here:
Who has noticed this difficulty?
( ) yourself ( ) a professor ( ) another teacher ( ) classmates ( ) other friends
( ) family ( )others/who:
Frequency
Always
Often
Sometimes
Rarely
Never
(a) Vocabulary
(b) Grammar
(c) Pronunciation
(d) Intonation
(e) Pauses
(f) Average time
Frequency
Always
Often
Sometimes
Rarely
Never
(a) Articulation
(b) Loudness
(c) Make eye contact with everyone present
(d) Smiling when suitable
(e) Adequate posture
(f) Ability to keep audience interest
(g) Emotional control
Elements
Points for consideration
Score
Planning
Evidence of careful preparation.
Objectives
Clarity: suitability to the audience or theme.
Content
Scope, relevance, suitability, knowledge, research, and mastery of the subject.
Approach
Message, basis, reiteration, variety, and humor.
Organization
Coherence, clarity, and management.
Visual resources
Authority, clarity, and management.
Form of presentation
Rithm, enthusiasm, eye contact, audible articulation, intonation, self-confidence, and body language.
Language
Clarity, acuity, fluency, appropriateness, pronunciation, and signaling.
General
Clarity of message. Did it reach the objectives? Is it interesting? Pleasant/informative? Thought-provoking?
Escala para Auto-Avalíação ao Falar em PúblicoTradução e adaptação para o português: Crippa JAS, Osório F, Graett FG,Zuardi AW, Pinho M, Busano GF, Chaves M, Loureiro SR (2004) Por favor, imagine as coisas que você costuma pensar sobre si mesmo, quando se encontra em alguma situação em que tenha que falar em público. Tendo em mente essas situações, até que ponto você concorda com as afirmações a seguir? Por favor, dê uma nota de O (se você discorda totalmente) a 5 (se você concorda inteiramente com a afirmação)
1. 0 que tenho a perder? Vale a pena tentar
0
1
2
3
4
5
2. Sou um fracasso
0
1
2
3
4
5
3. Esta é uma situação difícil, mas posso dar conta dela
0
1
2
3
4
5
4. Um fracasso nesta situação seria mais uma prova de minha incompetência
0
1
2
3
4
5
5. Mesmo que não dê certo, não é o fim do mundo
0
1
2
3
4
5
6. Posso dar conta de tudo
0
1
2
3
4
5
7. Qualquer coisa que eu disser vai parecer bobagem
0
1
2
3
4
5
8. Acho que vou me dar mal de qualquer jeito
0
1
2
3
4
5
9. Em vez de me preocupar, poderia me concentrar no que quero dizer
0
1
2
3
4
5
10. Eu me sinto desajeitado e tolo, certamente eles vão notar
0
1
2
3
4
5
Elements
Points for consideration
Score
Planning
Evidence of careful preparation.
Objectives
Clarity: suitability to the audience or theme.
Content
Scope, relevance, suitability, knowledge, research, and mastery of the subject.
Approach
Message, basis, reiteration, variety, and humor.
Organization
Coherence, clarity, and management.
Visual resources
Authority, clarity, and management.
Form of presentation
Rithm, enthusiasm, eye contact, audible articulation, intonation, self-confidence, and body language.
Language
Clarity, acuity, fluency, appropriateness, pronunciation, and signaling.
General
Clarity of message. Did it reach the objectives? Is it interesting? Pleasant/informative? Thought-provoking?