Acessibilidade / Reportar erro

Autoavaliação de resultados após adaptação com aparelhos auditivos em Minas Gerais, Brasil

OBJETIVO:

Analisar os resultados da autoavaliação após adaptação com o aparelho de amplificação sonora individual entre indivíduos do norte de Minas Gerais e os fatores associados.

MÉTODOS:

Estudo transversal e analítico com amostra aleatória de adultos e idosos atendidos no serviço público de atenção à saúde auditiva, conduzido na região norte de Minas Gerais (86 municípios), Brasil. Os participantes do estudo responderam ao questionário International Outcome Inventory for Hearing Aids (IOI-HA). Os dados foram analisados descritivamente e analiticamente por meio da regressão de Poisson.

RESULTADOS:

Foram entrevistados 272 adultos e 112 indivíduos relataram não usar seus aparelhos auditivos regularmente. A média do escore global do IOI-HA foi abaixo do esperado. A relação do indivíduo com o seu aparelho (Fator 1) mostrou-se pior do que a relação do indivíduo com o ambiente (Fator 2). Escores globais mais baixos se mostraram estatisticamente associados com o fato de não trabalhar.

CONCLUSÃO:

Os escores observados para a população avaliada são menores do que os registrados em outros estudos. Os resultados sugerem que existem limitações no processo de adaptação e acompanhamento dos indivíduos que receberam aparelhos de amplificação sonora.

Perda Auditiva; Auxiliares de Audição; Satisfação do Paciente; Autoavaliação; Avaliação de Resultados (Cuidados de Saúde)


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br