Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação comportamental do processamento auditivo na idade adulta: população de interesse e testes - uma revisão sistemática

RESUMO

Objetivo

Identificar os testes comportamentais utilizados para a avaliação do processamento auditivo ao longo da vida adulta, com enfoque nas características da população alvo enquanto grupo de interesse.

Estratégia de pesquisa

As bases de dados consultadas foram o PubMed, CINAHL, Web of Science e Scielo, a partir dos descritores: “auditory perception” or “auditory perception disorders” or “auditory processing” or “central auditory processing” or “auditory processing disorders” or “central auditory processing disorders” com adults OR aging.

Critérios de seleção

Incluiu-se estudos com humanos, que abordaram a população adulta de 18 a 64 anos, que realizaram pelo menos um teste comportamental para avaliação do processamento auditivo, na ausência de perda auditiva.

Análise dos dados

Realizou-se a extração de dados de forma independente, a partir de um protocolo desenvolvido pelos autores incluindo diferentes tópicos, principalmente os testes auditivos comportamentais realizados e os resultados encontrados.

Resultados

Dos 867 registros identificados, 24 foram selecionados como contendo as informações necessárias para responder às perguntas de pesquisa.

Conclusão

Quase a totalidade dos estudos foi conduzida com objetivo de verificar o desempenho em um ou dois testes de processamento auditivo; a população alvo foi heterogênea, as mais frequentes foram diabetes, gagueira, transtorno do processamento auditivo e exposição ao ruído. Há poucas informações sobre os padrões de referência para os testes na respectiva faixa etária.

Descritores:
Adultos; Meia Idade; Adulto Jovem; Processamento Auditivo; Transtornos da Percepção Auditiva; Revisão Sistemática

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br