Acessibilidade / Reportar erro

Programa terapêutico fonoaudiológico para abertura de boca em pacientes com câncer de boca e orofaringe em radioterapia adjuvante: estudo piloto

RESUMO

Objetivo

Analisar, por meio da comparação entre a abertura máxima mandibular, a efetividade de programa terapêutico miofuncional oral em pacientes com câncer de boca ou orofaringe submetidos à radioterapia adjuvante.

Método

Estudo prospectivo envolvendo cinco pacientes adultos e cinco idosos em pós-operatório de cirurgia de boca/orofaringe que aguardavam início da radioterapia ou até a quinta sessão. No início e no final do programa, os participantes tiveram suas medidas de abertura máxima mandibular mensuradas por meio de paquímetro e foram selecionados cinco exercícios – dois de mobilidade e três de tração mandibular – com controle presencial durante oito semanas, perfazendo um total de dez semanas. Dados descritivos e a comparação das medidas pré e pós-fonoterapia por meio do teste de Wilcoxon foram considerados na análise dos dados.

Resultados

Dez pacientes finalizaram o programa terapêutico (duas mulheres e oito homens), com média de idade de 58,4 anos, mediana de 57,0 anos. Apresentaram média de abertura máxima mandibular de 31,6 ± 11,7 mm antes do tratamento e 36,4 ± 8,0 mm no pós-terapia (p=0,021).

Conclusão

O programa terapêutico miofuncional oral proposto promoveu aumento da abertura máxima vertical da mandíbula de pacientes submetidos à radioterapia e/ou quimioterapia adjuvante para tratamento de câncer de boca e orofaringe.

Descritores
Trismo; Fonoterapia; Radioterapia Adjuvante; Neoplasias Bucais; Distúrbios da Fala; Distúrbios da Voz

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br