Acessibilidade / Reportar erro
CoDAS, Volume: 35, Número: 5, Publicado: 2023
  • O papel do fonoaudiólogo na gestão da disfagia na varíola dos macacos Letter To The Editors

    Lima, Thales Rafael Correia de Melo; Araújo, Brenda Carla Lima; Martins-Filho, Paulo Ricardo
  • Avaliação da pressão máxima da língua e dos lábios em indivíduos com má oclusão Classe I, II e III de Angle e diferentes padrões faciais Original Article

    Martins, Fernanda Alvarenga Guimarães; Motta, Andréa Rodrigues; Neves, Leniana Santos; Furlan, Renata Maria Moreira Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo comparar a pressão máxima anterior e posterior da língua, a resistência da língua e a pressão labial em indivíduos com más oclusões Classe I, II e III e diferentes tipos faciais. Método foi realizado um estudo analítico observacional transversal em 55 indivíduos (29 homens e 26 mulheres) com idades entre 18 e 55 anos. Os participantes foram divididos em grupos de acordo com a classificação de Angle para má oclusão (Classe I, II e III) e tipo facial. A pressão máxima anterior e posterior da língua, a resistência da língua e a pressão máxima dos lábios foram medidas usando o IOPI (Iowa Oral Performance Instrument). Para determinar o tipo facial, a análise cefalométrica foi realizada utilizando como referência a análise Ricketts VERT. Resultados não houve diferença estatisticamente significativa ao comparar a pressão máxima das regiões anterior e posterior da língua, a pressão máxima dos lábios ou a resistência da língua nos diferentes tipos de má oclusão. A pressão máxima posterior da língua foi menor em indivíduos com tipo facial vertical do que nos indivíduos mesofaciais. Conclusão a pressão de língua e lábios, assim como a resistência de língua em adultos não foi associada ao tipo de má oclusão. No entanto, existe uma associação entre o tipo facial e a pressão posterior da língua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare the maximum anterior and posterior tongue pressure, tongue endurance, and lip pressure in Class I, II, and III malocclusions and different facial types. Methods A cross-sectional observational analytical study was carried out in 55 individuals (29 men and 26 women) aged between 18 and 55 years. The participants were divided into groups according to Angle malocclusion (Class I, II, and III) and facial type. The maximum anterior and posterior tongue pressure, tongue endurance, and maximum lip pressure were measured using the IOPI (Iowa Oral Performance Instrument). To determine the facial type, the cephalometric analysis was accomplished using Ricketts VERT analysis as a reference. Results There was no statistically significant difference when comparing the maximum pressure of the anterior and posterior regions of the tongue, the maximum pressure of the lips, or the endurance of the tongue in the different Angle malocclusion types. Maximum posterior tongue pressure was lower in vertical individuals than in mesofacial individuals. Conclusion Tongue and lips pressure, as well as tongue endurance in adults was not associated with the type of malocclusion. However, there is an association between facial type and the posterior pressure of the tongue.
  • Efeitos do Método Canguru no desenvolvimento das habilidades orais e na aquisição da alimentação oral exclusiva em recém-nascidos pré-termo Original Article

    Ciochetto, Carla Ribeiro; Bolzan, Geovana de Paula; Gonçalves, Daniela da Silva; Silveira, Francine Pimentel Höher da; Weinmann, Angela Regina Maciel

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo verificar os efeitos da internação em Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), segunda etapa do Método Canguru, no desenvolvimento das habilidades de alimentação oral em recém nascidos pré-termo (RNPT). Método estudo observacional analítico do tipo longitudinal prospectivo, realizado em um hospital público no Sul do Brasil, com acompanhamento até a alta hospitalar. A amostra foi constituída por 20 RNPT internados na UCINCa e 26 RNPT na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), que foram avaliados periodicamente por meio dos níveis de habilidade oral, em mamadeira, conforme os critérios de proficiência e taxa de transferência de leite. Os desfechos considerados foram progressão do nível de habilidade oral, dias de transição para obtenção da via oral plena, dias de internação hospitalar. Resultados o tempo de transição para obtenção da via oral exclusiva foi menor nos RNPT da UCINCa (4,5 dias versus 10 dias) quando comparados aos da UCINCo (p=0,041). Na terceira avaliação de habilidade oral, a totalidade de RNPT da UCINCa atingiu o nível 4, já os participantes da UCINCo somente alcançaram esse nível na quinta avaliação. A mediana dos dias de internação foi de quatro dias menor nos participantes da UCINCa (p=0,098). Conclusão a internação na UCINCa favoreceu uma aceleração no processo de maturação das habilidades orais, influenciando positivamente na transição alimentar oral do RNPT, na comparação com os RNPT internados na UCINCo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose analyze the effects of hospitalization in the Kangaroo Neonatal Intermediate Care Unit (UCINCa), the second stage of the Kangaroo Care (KC), on the development of oral feeding skills in preterm neonates. Methods an analytical observational study of the prospective longitudinal type, carried out in a public hospital in Southern Brazil, where infants were accompanied until hospital discharge. The sample consisted of 20 preterm neonates hospitalized at the UCINCa and 26 preterm neonates at the Conventional Neonatal Intermediate Care Unit (UCINCo), that were periodically evaluated through the levels of oral skill, in a bottle, according to the criteria of proficiency and milk transfer rate. The outcomes considered were a progression of the oral skill level, days of transition to obtain the full oral route, and days of hospital stay. Results the duration of transition to exclusive oral feeding was shorter for preterm neonates at the UCINCa (4.5 vs. 10 days) relative to those at the UCINCo (p = 0.041). By the third assessment, all preterm neonates at the UCINCa had reached level 4, while participants at the UCINCo only achieved this level of performance on the fifth assessment. The average number of days of hospitalization was four days shorter in UCINCa participants (p=0.098). Conclusion the admission to the UCINCa had been a further acceleration in the maturation of oral skills, which allowed for a faster transition to exclusive oral feeding as compared to neonates admitted in UCINCo.
  • Perspectives of Indian speech language pathologists towards assessing adolescents with language impairments Original Article

    Nair, Rohana Muralidharan; Karuppali, Sudhin

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Perspective-based studies have been carried out on health professionals to create clinical implications that will positively impact the healthcare system. There are no such studies exploring the perspectives of Indian speech language pathologists (SLPs) towards handling adolescents with language impairments. Therefore, the current study aims to explore the perspectives of Indian SLPs on the assessment of adolescent language. Methods The study followed a cross-sectional study design following a non-random convenient sampling procedure. A total number of 102 SLPs participated in the study. Phase 1 comprised developing a questionnaire to identify the perspectives of SLPs towards the assessment of adolescents with language impairments. A total of 9 questions were formulated for the same. Phase 2 included the data collection which was conducted through an online survey. Phase 3 focused on the data analysis. Descriptive statistics were to determine the mean and SD for continuous variables, and frequency and percentage for discrete variables. Results The current study results indicated significant disparities in the perspectives of SLPs towards adolescent language assessment. An overall level of poor awareness and a superficial understanding of the core area (about adolescence, and the areas and tools for assessment) was evident. Conclusion Understanding the perspectives of SLPs towards adolescent language assessment is critical in paving the way for future clinical development and research.
  • Qualidade de vida em disfagia e sintomas de ansiedade e depressão pré e pós-tireoidectomia Artigo Original

    Depolli, Gabriel Trevizani; Oliveira, Gustavo Batista de; Oliveira, Thais Jejesky de; Santos, Marco Homero de Sá; Rocha, Ricardo Mai; Guimarães, Michelle Ferreira; Azevedo, Elma Heitmann Mares

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Correlacionar a qualidade de vida em disfagia e sintomas de ansiedade e depressão pré e pós-tireoidectomia. Método Estudo observacional, longitudinal, prospectivo e quantitativo. Participaram 20 pacientes, com média de idade de 54 anos, maior prevalência do sexo feminino (n=17; 85%) e de tireoidectomia parcial (n=14; 70%). Todos realizaram exame visual laríngeo e responderam ao Questionário de Disfagia M. D. Anderson (MDADI) e à Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS), no pré-operatório, pós-operatório recente (máximo uma semana) e três meses pós-operatório. Resultados Houve diferença significante na qualidade de vida em disfagia, para os domínios físico e total, nos três momentos. Quanto à ansiedade e depressão foi observada diferença estatisticamente significante entre as pontuações em todos os domínios, com maior diferença observada entre o pré-operatório e pós-operatório recente. Foram observados valores mais altos no pré-operatório para traços leves de ansiedade, sendo mais frequentes em relação à depressão, com redução após 1 semana e aumento após três meses de cirurgia. Não houve correlação significante entre os protocolos MDADI e HADS. Conclusão Os pacientes submetidos à tireoidectomia autorreferem melhor qualidade de vida em disfagia e redução dos escores de ansiedade/depressão após três meses de cirurgia. Não houve correlação entre ansiedade, depressão e qualidade de vida em disfagia nos momentos avaliados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To correlate the dysphagia quality of life and symptoms of anxiety and depression before and after thyroidectomy. Methods Observational, longitudinal, prospective, and experimental study. Twenty patients participated, with a mean age of 54 years, prevalence of females (n=17; 85%) and partial thyroidectomy (n=14; 70%). All subjects underwent laryngeal visual examination and answered the MD Anderson Dysphagia Questionnaire (MDADI) and the Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) in three different moments: preoperatively, immediately postoperatively (maximum one week) and three months after surgery. Results There was a significant difference in dysphagia quality of life for the physical and total domains in the three different moments. Regarding anxiety and depression, a statistically significant difference was observed between the scores in all domains, with a greater difference observed between the preoperative period and after 1 week. Higher values were observed in the preoperative period for mild anxiety traits, being more frequent in relation to depression, with a reduction after 1 week and an increase after three months of surgery. There was no significant correlation between the MDADI and HADS protocols. Conclusion Patients undergoing thyroidectomy self-report better quality of life in dysphagia and reduced anxiety/depression scores after three months of surgery. There was no correlation between anxiety, depression and quality of life in dysphagia at the moments evaluated.
  • CIF e percepção da funcionalidade segundo crianças/adolescentes em acompanhamento por alterações de fala/linguagem Original Article

    Zerbeto, Amanda Brait; Zanolli, Maria de Lurdes; Shon, Regina Yu

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar mudanças nos aspectos de funcionalidade, segundo a percepção de crianças e adolescentes com alterações de fala e linguagem em acompanhamento fonoaudiológico, utilizando a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Método Pesquisa de delineamento descritivo-analítico, longitudinal e de abordagem qualitativa-quantitativa, cuja amostra se constituiu de 60 crianças e adolescentes: 30 com alteração de fala e linguagem e 30 com desenvolvimento típico de fala. Coleta foi realizada em dois momentos: início da pesquisa e seis meses depois. Foi realizada entrevista com questionário semiestruturado com os participantes, e análise de prontuário. A partir desses dados, a funcionalidade foi caracterizada com as categorias da CIF. Para comparação entre as entrevistas utilizou-se o Teste Wilcoxon e análise de conteúdo temática. Resultados O uso da CIF possibilitou caracterizar mudanças ocorridas com o acompanhamento fonoaudiológico. Os participantes com alterações de fala e linguagem apresentaram diminuição na magnitude dos qualificadores nas categorias de funções de articulação e fluência, relacionamentos sociais, atividades do cotidiano, envolvimento no brincar, atitudes barreiras das pessoas, modo de lidar com o estresse. Conclusão Os achados mostram mudanças nos componentes de Funções do Corpo, Atividades e Participação e a influência dos Fatores Ambientais após o acompanhamento fonoaudiológico na percepção do grupo estudado, o que traz subsídios relevantes quanto à funcionalidade para maior compreensão e intervenção terapêutica. A utilização da CIF possibilitou estudo e análise longitudinal em uma abordagem biopsicossocial, contemplando além dos aspectos biológicos, o impacto social das alterações de fala e linguagem na vida dessas crianças e adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize changes in the functioning aspects, in the perception of children and adolescents with speech and language disorders under speech-language follow-up, using the ICF. Methods Descriptive, analytical and longitudinal research, with a qualitative and quantitative approach, whose sample consisted of 60 children and adolescents: 30 with speech and language disorders and 30 with typical speech and language development. Data collection was carried out in two moments: beginning of the research and six months later. A semi-structured questionnaire was administered to the participants, and a medical records analysis was performed. From these data, functioning was classified using he ICF categories. The Wilcoxon test and thematic content analysis were used to compare the interviews. Results The use of ICF allowed characterizing changes resulting from speech-language follow-up. Participants with speech and language disorders presented a decrease in the magnitude of the qualifiers in the categories: articulation and fluency, social relationships, daily activities, engagement in play, people's attitude barriers, and how to handle stress. Conclusion The findings show changes in components of Body Functions, Activities and Participation, and the influence of Environmental Factors after speech-language follow-up, in the perception of the studied group, which brings relevant subsidies for a greater understanding of functioning and therapeutic intervention. The use of the ICF enabled the longitudinal analysis in a biopsychosocial approach, contemplating, in addition to biological aspects, the social impact of speech and language disorders in the lives of these children and adolescents.
  • Caracterização das habilidades de alimentação e marcadores clínicos de recém-nascidos prematuros com gastrosquise em unidade de terapia neonatal Original Article

    Sassi, Fernanda Chiarion; Ritto, Ana Paula; Sassi, Daniela Chiarion; Ansuino, Ana Carla; Medeiros, Gisele Chagas de; Juste, Fabiola; Béfi-Lopes, Débora Maria; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever os achados clínicos e de alimentação de prematuros com gastrosquise (GTQ) em uma unidade de terapia intensiva neonatal comparando-os a recém-nascidos (RNs) prematuros sem anomalias congênitas. Método Foi realizado estudo caso controle de caráter retrospectivo com 50 RNs prematuros (25 com GTQ e 25 sem comorbidades - grupo controle). Os RNs foram comparados quanto aos dados demográficos clínicos: risco de mortalidade e de avaliação fonoaudiológica (sucção não nutritiva e nutritiva). Posteriormente foi aplicado o modelo de regressão logística múltipla a fim de determinar as variáveis associadas ao desfecho fonoaudiológico negativo (alta fonoaudiológica após mais de 7 dias considerando a primeira avaliação fonoaudiológica). Resultados Os resultados da primeira análise indicaram que houve diferença entre o GTQ e o GC para as seguintes variáveis: tempo total em dias de internação; uso de ventilação mecânica (invasiva x não invasiva); dias de vida na data da primeira avaliação fonoaudiológica; uso de via alternativa de alimentação, sendo que o grupo GTQ apresentou piores resultados. Os resultados da regressão logística múltipla indicaram que o diagnóstico de GTQ, uso de ventilação mecânica invasiva e ausência de pressão intraoral adequada durante a primeira avaliação fonoaudiológica foram fatores de risco para o desfecho fonoaudiológico negativo. Conclusão As habilidades de alimentação dos prematuros com GTQ está relacionada à gravidade do quadro (complicações do trato gastro digestivo), exigindo maior tempo de internação, uso de ventilação mecânica invasiva, uso prolongado de via alternativa de alimentação e necessidade de mais atendimento fonoaudiológico para iniciar a alimentação por via oral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To describe the clinical and feeding findings of premature infants with gastroschisis (GTQ) in a neonatal intensive care unit and compare them to preterm infants (NBs) without congenital anomalies. Methods A retrospective case-control study was conducted with 50 premature NBs (25 with GTQ and 25 without comorbidities - control group). The NBs were compared regarding demographic and clinical data: risk of mortality and speech-language assessment (nonnutritive and nutritive sucking). Subsequently, a multiple logistic regression model was applied to determine the variables associated with the negative speech therapy outcome (speech therapy discharge after more than 7 days considering the first speech therapy evaluation). Results The results of the first analysis indicated that there was a difference between the GTQ and the CG for the following variables: total time in days of hospitalization; use of mechanical ventilation (invasive x noninvasive); days of life on the date of the first speech-language assessment; use of alternative feeding route; and the GTQ group had worse results. The results of the multiple logistic regression indicated that the diagnosis of GTQ, the use of invasive mechanical ventilation, and the absence of adequate intraoral pressure during the first speech-language evaluation were risk factors for a negative speech-language outcome. Conclusion The feeding skills of preterm infants with QTG are related to the severity of the condition (gastrointestinal tract complications), requiring longer hospitalization, use of invasive mechanical ventilation, prolonged use of alternative feeding route and requiring more speech therapy to start oral feeding.
  • Alterações das habilidades comunicativas de adolescentes como resultado de um treinamento em comunicação Original Article

    Torres, Maria Lucia Graziano Magalhães; Sampaio, André Luiz Lopes; Caracas, Hugo Cesar Pinto Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o efeito de um treinamento em comunicação desenvolvido para adolescentes nas habilidades comunicativas dos jovens. Método Quarenta e um jovens participaram do estudo divididos em dois grupos. Grupo I – treinamento de comunicação por duas semanas; Grupo II – palestra sobre importância da voz. Os participantes tiveram suas habilidades comunicativas avaliadas antes e após as intervenções mediante questionário autoaplicado respondido pelos jovens e seus pais. Ambos os grupos tiveram apresentações orais gravadas antes e após as intervenções, que foram avaliadas por fonoaudiólogos através de questionário, listando características da comunicação. A associação entre variáveis qualitativas foi verificada usando teste exato de Fisher, qui-quadrado de Pearson, teste de McNemar e teste de McNemar-Bowker. Para comparação entre os grupos, foram usados teste t para amostras pareadas e teste t para amostras independentes com nível de significância de 95%. Resultados A análise dos questionários mostrou melhora do Grupo I em duas das quatro habilidades avaliadas, não havendo diferença no Grupo II. A avalição dos vídeos mostrou diferença significativa entre os grupos no contato visual e na velocidade da fala. Conclusão O estudo mostrou que o método de treinamento de comunicação aplicado aos jovens, melhorou habilidades comunicativas, fornecendo autoconhecimento sobre seus pontos fortes e pontos que podem ser melhorados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the effect of communication training developed for adolescents on the youth’s communication skills. Methods Forty-one young people participated in the study and were divided into two groups. Group I received intervention - communication training for five weeks; Group II - were guided on the importance of voice for communication. Participants had their communication skills assessed before/after interventions through a self-administered questionnaire, answered by the participant and parents. Both groups had oral presentations recorded on video, which were analyzed by speech therapists through the evaluation of the communication profile, listing the aspects that should be observed as a point of strength/opportunity for improvement. Association between qualitative variables was assessed using Fischer’s exact test, Pearson’s chi-square test, McNemar’s test, and McNemar-Bowker’s test. To compare groups, paired t-test and t-test for independent samples, p level <0.05, were used. Results The analysis of questionnaires showed improvement in GI in two of the four skills assessed and no difference for GII. The video evaluations showed a significant difference between the groups in terms of eye contact and speech velocity. Conclusion This study points out that the communication training method applied to young people might improve communicative skills, providing some insights into their communication strengths and potential areas for development.
  • A Sentence Repetition Task in Spanish language: a valid tool for early language assessment Original Article

    Cerro, Natalia Bravo; López-Villaseñor, Miguel Lázaro; Pascual, Irene Rujas; Altares, Sonia Mariscal

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Sentence Repetition Tasks (SRT) have been widely used to assess early language abilities in different languages and populations. In addition, it has been proved that performance in SRTs serve as a clinical marker to detect language difficulties. However, most of the research has been conducted in English language and with children older than 4 years of age. Despite this scarcity, [1] developed a SRT for monolingual Spanish-speaking children between 2 and 4 years of age. Initial findings showed that it is a useful tool for discriminating children with different linguistic levels. In addition, the task showed concurrent validity with a nonword repetition task. In the current study we want to explore the predictive validity of this task. Methods We conducted a longitudinal study including 20 monolingual Spanish-Speaking children who were tested twice, at 33 months of age and six months later. In addition to the SRT, participants completed a nonword repetition task [2] and the Spanish version of the Merrill-Palmer-R Developmental Scales [3]. Results showed strong and positive relationships between the different tests when first assessed. We also found strong and predictive relationships between the SRT at time 1 and SRT and the Merrill-Palmer-R at time 2. Conclusion We conclude that the SRT developed [1] is a valid tool for examining early language abilities and its changes over time.
  • Fatores relacionados ao aleitamento materno exclusivo no contexto da Atenção Primária à Saúde Artigo Original

    Faria, Evelise Rigoni de; Silva, Daniel Demétrio Faustino da; Passberg, Luísa Zadra

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar os fatores relacionados ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida dos bebês em serviços de Atenção Primária à Saúde. Método Estudo quantitativo, transversal, realizado com 261 mães com bebês de 12 meses, procedentes de unidades de saúde de Porto Alegre. Dados relativos ao aleitamento materno exclusivo, características sociodemográficas, saúde mental materna, relações familiares e acompanhamento de puericultura foram analisados através de testes t, qui-quadrado e modelo regressão de Poisson. Resultados A taxa de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida foi de 41%. A mãe ter companheiro aumentou em 46% os índices de aleitamento exclusivo, enquanto retornar ao trabalho antes dos seis meses reduziu em 31% as chances de amamentação exclusiva. Não foi identificada associação significativa entre aleitamento materno exclusivo e variáveis sociodemográficas, saúde mental materna, relações familiares, e acompanhamento de saúde da criança. Conclusão A presença de companheiro e o retorno da mulher ao trabalho após os seis meses de vida do bebê foram identificados como protetores ao aleitamento materno exclusivo. Intervenções em saúde que fomentem a rede de apoio, políticas de incentivo à prática e transmissão de conhecimentos sobre amamentação são importantes para melhores índices de aleitamento materno exclusivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To identify factors related to exclusive breastfeeding up to the sixth month of life of babies in Primary Health Care services. Methods Quantitative, cross-sectional study, carried out with 261 mothers with 12-month-old babies, coming from health units in Porto Alegre. Data related to exclusive breastfeeding, sociodemographic characteristics, maternal mental health, family relationships and childcare follow-up were analyzed using t-tests, chi-square and Poisson regression model. Results The rate of exclusive breastfeeding until the sixth month of life was 41%. The mother having a partner increased the rates of exclusive breastfeeding by 46%, while returning to work before six months reduced the chances of exclusive breastfeeding by 31%. No significant association was identified between exclusive breastfeeding and sociodemographic variables, maternal mental health, family relationships, and child health monitoring. Conclusion The presence of a maternal partner and the woman's return to work after the baby's six months of life were identified as protectors to exclusive breastfeeding. Health interventions that promote the support network, policies to encourage the practice and transmission of knowledge about breastfeeding are important for better rates of exclusive breastfeeding.
  • Perfil da fluência na fala espontânea, leitura e no reconto de textos de adultos que gaguejam Artigo Original

    Silva, Samuel Lopes da; Alves, Luciana Mendonça; Britto, Denise Brandão de Oliveira e

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo descrever o perfil da fluência em relação à tipologia das disfluências, velocidade e frequência de rupturas na fala espontânea, na leitura e no reconto; comparar o perfil da fluência em adultos que gaguejam na fala espontânea, na leitura e no reconto de texto. Método O trabalho é um estudo transversal comparativo com amostra composta por 15 adultos que gaguejam de ambos os sexos, com formação superior ou equivalente ao ensino fundamental II completo. Foram coletadas amostras nas tarefas de fala espontânea, leitura e reconto de texto por meio de video chamadas realizadas individualmente. As 200 primeiras sílabas expressas de cada tarefa foram transcritas e analisadas segundo o Protocolo de Avaliação do Perfil da Fluência (PAPF). O estudo comparou a frequência das disfluências comuns e gagas e a velocidade nas tarefas pesquisadas. Adotou-se o teste de Kruskal & Wallis em conjunto com o de comparações múltiplas de Duncan para comparar as medianas e verificar possíveis diferenças entre as tarefas pesquisadas com nível de significância de 5%. Resultados A tarefa de leitura apresentou menor número de disfluências comuns e percentual de descontinuidade de fala em relação às tarefas de fala espontânea e reconto. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre as disfluências gagas nas três tarefas pesquisadas. Conclusão Este trabalho mostrou que existem diferenças na ocorrência das disfluências comuns - hesitações, interjeições e revisões - e no percentual de descontinuidade de fala durante a leitura oral de adultos que gaguejam em relação à fala espontânea e ao reconto de texto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to describe the profile of fluency concerning the typology of disfluencies, speed, and frequency of disruptions in spontaneous speech, reading, and retelling; to compare the fluency profile in adults who stutter in spontaneous speech, reading, and retelling of text. Methods The present work is a cross-sectional comparative study with a sample composed of 15 adults who stutter of both sexes, with higher education or equivalent to complete elementary school II. Samples were collected in the tasks of spontaneous speech, reading, and text retelling through video calls made individually with the participants. The first 200 syllables expressed in each task were transcribed and analyzed according to the Fluency Profile Assessment Protocol (FPAP). The study compared the frequency of common and stuttering disfluencies and the speed in the different tasks surveyed. The Kruskal & Wallis test was used together with Duncan's multiple comparisons test to compare the medians and verify possible differences between the tasks researched with a significance level of 5%. Results The reading task presented a lower number of common disfluencies and a percentage of speech discontinuity about spontaneous speech and retelling tasks. No statistically significant differences were found between stuttering disfluencies in the three tasks surveyed. Conclusion This study showed that there are differences in the occurrence of common disfluencies - hesitations, interjections, and revisions - and in the percentage of speech discontinuity during an oral reading of adults who stutter concerning spontaneous speech and text retelling.
  • Comparação do perfil socioeducacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista verbais e não verbais Artigo Original

    Lopes-Herrera, Simone Aparecida; Costa, Daniela Gisley de Sousa; Santos, Thaís Rosa dos; Martins, Aline

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar o perfil psicoeducacional de crianças com TEA verbais e não verbais. Método Estudo transversal, com amostra de 30 crianças (15 verbais e 15 não verbais), entre 2 e 9 anos, aproximadamente, com diagnóstico médico de TEA, realizado em equipe. Para a análise do desenvolvimento, aplicou-se a escala de desenvolvimento do Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R), sendo os dados analisados quantitativamente, de forma comparativa e com uso de testes estatísticos, pelo Modelo ANCOVA para análise de covariância, que avaliou a compatibilidade entre os grupos quanto as pontuações obtidas em cada área tendo como covariável a idade cronológica e o Teste t de Student para Amostras Independentes (nível de significância p ≤ 0,001). Resultados a pontuação nas diferentes áreas do PEP-R foi superior no grupo verbal, havendo relação, na amostra estudada, entre desenvolvimento da linguagem e de habilidades cognitivas e sócio adaptativas. A comparação entre os grupos indica que o perfil do grupo não verbal se encontra rebaixado, com diferenças estatisticamente significantes nas áreas de imitação, percepção, coordenação motora ampla e fina, integração olho mão, desenvolvimento cognitivo e capacidade cognitiva verbal. Conclusão o objetivo de comparar o perfil psicoeducacional de autistas verbais e não verbais foi atingido, apontando diferenças significativas. O perfil dos indivíduos com TEA não verbais analisados na amostra se encontra rebaixado em relação aos verbais. Sugerem-se novos estudos com amostras maiores, faixas etárias delimitadas e com mais testes específicos em cada área do desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Compare the psychoeducational profiles of children with verbal and non-verbal Autism Spectrum Disorder (ASD). Methods Cross-sectional study conducted with a sample of 30 children with a medical diagnosis of ASD (15 verbal and 15 non-verbal) aged 2-9 years. The Psychoeducational Profile-Revised (PEP-R) scale was applied to assess the children’s development. The data were analyzed quantitatively and comparatively. Analysis of covariance (ANCOVA) was performed to evaluate the compatibility between the groups regarding the scores obtained in each PEP-R area, with chronological age as the covariate, and Student’s t-Test was used for the independent samples (p≤0.001). Results The scores in the different areas of the PEP-R were higher in the verbal group, with associations between language development and cognitive and social adaptive skills in the studied sample. Comparison between the groups showed a lower profile of the non-verbal group, with statistically significant differences in the areas of imitation, perception, gross and fine motor coordination, eye-hand coordination, cognitive performance, and verbal performance. Conclusion The goal of comparing the psychoeducational profiles of verbal and non-verbal ASD children was reached, and statistically significant differences were observed. The children with non-verbal ASD presented a lower psychoeducational profile compared with that of verbal ASD children. Further studies with larger samples, delimited age groups, and more specific tests in each developmental area are suggested.
  • Autoeficácia e desfechos da amamentação em mães de bebês prematuros e a termo: um estudo longitudinal Artigo Original

    Assunção, Débora Gabriela Fernandes; Cruz, Maria Clara Lima da; Holanda, Norrara Scarlytt de Oliveira; Fagundes, Ruth Batista Bezerra; Carvalho, Ana Verônica Dantas de; Azevedo, Ingrid Guerra; Pereira, Silvana Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a autoeficácia da amamentação, no período de 180 dias, em mães de recém-nascidos prematuros e a termo, e conhecer os fatores que influenciam na prática do aleitamento materno exclusivo no período de recomendação exclusiva. Método Coorte realizado com 44 puérperas de uma maternidade pública, entre janeiro e outubro de 2018. As puérperas foram divididas em dois grupos: Grupo Prematuro e Grupo Termo. A Breastfeeding Self-efficacy Scale foi aplicada no pós-parto imediato, além de um questionário elaborado pelos autores para coleta de variáveis sociodemográficas e obstétricas. O monitoramento da continuidade do aleitamento materno foi feito no 30º, 120º e 180º dia de vida do neonato, via telefone. Para a análise estatística entre os grupos foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados Não houve diferença na pontuação da autoeficácia, nas características obstétricas e socioeconômicas entre os grupos, exceto para a variável renda familiar, (menor no Grupo Prematuro - p=0,031). O tipo de dieta foi diferente no 30º dia pós parto (p=0,023), com maior adesão ao aleitamento materno exclusivo no Grupo Prematuro. Não foi encontrada associação entre a autoeficácia da amamentação e a prática do aleitamento materno exclusivo no período de 180 dias. Conclusão Nesta amostra, a autoeficácia da amamentação não teve relação com a prática do aleitamento materno exclusivo no período de 180 dias em ambos os grupos. O grupo de prematuros apresentou menor renda familiar e maior adesão ao aleitamento materno exclusivo no 30º dia pós parto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the breastfeeding self-efficacy in mothers of premature and full-term newborns, in the period of 180 days, and to know the social and obstetric factors that influence the practice of maintaining the exclusive breastfeeding in the period of exclusive recommendation. Methods Cohort with 44 mothers admitted to a public maternity hospital between January and October 2018. The mothers were divided into two groups: Premature and Full-term Groups. The Breastfeeding Self-efficacy Scale was applied in the immediate postpartum period, in addition to a questionnaire elaborated by the authors to collect sociodemographic and obstetric variables. The follow-up was done on the 30th, 120th and 180th days of the newborn’s life, by telephone. For the statistical analysis between the groups, the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) was used. Results There was no difference in the self-efficacy score, nor in the obstetric and socioeconomic characteristics between the groups, except for family income (lower in the Premature Group - p = 0.031). The diet type was different on the 30th day after delivery (p = 0.023), with greater adherence to the exclusive breastfeeding in the Premature Group. No association was found between breastfeeding self-efficacy and exclusive breastfeeding practice in the 180-day period. Conclusion In this sample, the breastfeeding self-efficacy was not related to the exclusive breastfeeding practice in the period of 180 days, in both groups. The premature group showed lower family income and greater adherence to exclusive breastfeeding on the 30th day postpartum.
  • Futuros professores e a autopercepção de sintomas vocais e conhecimento em saúde e higiene vocal Artigo Original

    Rosa, Inaiê Caroline Brugnolo; Dassie-Leite, Ana Paula; Pereira, Eliane Cristina; Martins, Perla do Nascimento

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar respostas de futuros professores quanto à autopercepção de sintomas vocais e conhecimento sobre saúde vocal e higiene vocal, relacionando-os às variáveis sociodemográficas, ocupacionais e conhecimento prévio sobre voz. Método Estudo observacional, analítico e transversal. Participaram 264 alunos de licenciatura, foram aplicados Questionário de Saúde e Higiene Vocal (QSHV), Escala de Sintomas Vocais (ESV) e questionário com perguntas sociodemográficas, ocupacionais e vocais. Os dados foram analisados estatisticamente considerando nível de significância 5%. Resultados QSHV de futuros professores apresentou escore médio total de 21,89, sugestivo de conhecimento insuficiente sobre saúde e higiene vocal. Resultados da ESV estão acima da nota de corte do instrumento, nos três domínios e no escore total, observou-se maior sintomatologia em estudantes do primeiro ano quando comparados aos demais estudantes, nos domínios emocional, limitação e total. Houve diferença na comparação do QSHV com o ano da graduação (p=0,001), em que alunos dos terceiros e quartos anos obtiveram pontuações maiores. Observou-se correlação positiva entre escore total do QSHV e variável idade (p=0,019). Conclusão Futuros professores apresentam sintomatologia vocal importante, compatível aos indivíduos disfônicos, e possuem conhecimento insuficiente sobre saúde e higiene vocal. O conhecimento é ainda menor em alunos dos anos de graduação iniciais e com menor idade. Futuros professores com mais idade demonstram ter mais conhecimento sobre saúde e higiene vocal. Faz-se necessária a proposição de ações preventivas à essa população, ainda no período da graduação, visando à diminuição dos riscos ao desenvolvimento de problemas vocais em médio ou longo prazo durante a docência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze responses of future teachers regarding the self-perception of vocal symptoms and knowledge about vocal health and vocal hygiene, relating them to sociodemographic and occupational variables and previous knowledge about voice. Methods Observational, analytical and cross-sectional study. A total of 264 undergraduate students participated and the Vocal Health and Hygiene Questionnaire (QSHV), Vocal Symptoms Scale (ESV) and a questionnaire with sociodemographic, occupational and vocal questions were applied. Data were statistically analyzed considering a 5% significance level. Results QSHV of future teachers had a total mean score of 21.89, suggestive of lack of knowledge about vocal health and hygiene. The results of the ESV are above the instrument's cutoff score, in each of the three domains and in the total score, there was greater symptomatology in first-year students when compared to other students, in the emotional, limitation and total domains. There was a difference when comparing the QSHV with the year of graduation (p=0.001), in which third and fourth year students obtained higher scores. A positive correlation was observed between the total QSHV score and the age variable (p=0.019). Conclusion Future teachers present important vocal symptomatology, compatible with dysphonic individuals, and have insufficient knowledge about vocal health and hygiene. Knowledge is even lower among students in the early undergraduate years and at a younger age. Older future teachers demonstrate more knowledge about vocal health and hygiene. It is necessary to propose preventive actions with this population, even during the graduation period, aiming to reduce the risks of developing vocal problems in the medium or long term during teaching.
  • Teste de usabilidade do aplicativo Avazum Artigo Original

    Barboza, Hionara Nascimento; Lima, Marcillyo Carneiro de; Ferreira, Rubens Jonatha dos Santos; Rosa, Marine Raquel Diniz da; Araújo, Ana Loisa de Lima e Silva; Acioly, Angélica de Souza Galdino

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a efetividade, eficiência e satisfação no teste de usabilidade para o aplicativo de avaliação do zumbido. Método Trata-se de um estudo descritivo de teste de usabilidade, no qual será avaliado satisfação, eficácia e eficiência do aplicativo. O teste foi realizado virtualmente por meio de um formulário do Google Forms. Primeiramente, os participantes receberam as instruções de acesso e uso do avazum através de textos e imagens ilustrativas. Logo após, os usuários fizeram o uso do aplicativo, observando suas funções e usabilidade. Em seguida, os participantes responderam o questionário de usabilidade. A análise estatística foi realizada no software Statistics Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21.0 para realizar a análise descritiva como frequência, percentagens dos dados do System Usability Questionnaire (SUS), além de análise do score do Net Promoter Score (NPS). Resultados Sendo assim, a média geral do score do SUS foi condizente com score de usabilidade satisfatório, o que implica dizer que o aplicativo não apresenta graves problemas de usabilidade, além da porcentagem geral NPS indicar uma satisfação muito boa dos usuários, com bom percentual de usuários promotores. No que diz respeito sobre a efetividade, foi possível observar que o Avazum atinge os objetivos propostos, além de ser eficiente, pois apresenta uma linguagem clara e confortabilidade durante o uso. Conclusão O Avazum obteve satisfação muito boa dos usuários, além de atingir os objetivos propostos, tornando-o efetivo, apresentou uma linguagem clara e confortabilidade durante o uso, aduzindo eficiência na avaliação multidisciplinar do zumbido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the effectiveness, efficiency, and satisfaction in the usability test of the tinnitus assessment application. Methods This is a descriptive usability test study that assessed the satisfaction, effectiveness, and efficiency of the application. The test was carried out virtually via Google Forms. First, the participants received instructions on how to access and use Avazum, through texts and illustrative images. Afterward, the users used the application, observing its functions and usability. Next, the participants answered the usability questionnaire. Statistical analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences, version 21.0, to perform descriptive analysis such as frequency, percentages of data in the System Usability Questionnaire (SUS), and analysis in the Net Promoter Score (NPS). Results Thus, the overall mean SUS score was consistent with satisfactory usability, which implies that the application does not present serious usability problems. Also, the overall NPS percentage indicated very good user satisfaction, with a good percentage of promoting users. As far as effectiveness is concerned, it was found that Avazum reached its goals, besides being efficient, as it uses clear language and is comfortably used. Conclusion Avazum obtained very good satisfaction from users, in addition to achieving its goals. It proved to be effective, has clear language, and is comfortably used, adducing efficiency in the multidisciplinary evaluation of tinnitus.
  • Associação entre posição de língua, lábios e respiração em recém-nascidos Artigo Original

    Campanha, Silvia Márcia Andrade; Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Palhares, Durval Batista

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo verificar a associação entre fluxo expiratório nasal e postura de lábios e língua no repouso, presença de movimentos repetidos de anteriorização de língua e queixa materna de dificuldade respiratória do recém-nascido nos primeiros dias de vida. Método estudo observacional, realizado com 130 recém-nascidos do alojamento conjunto de um hospital Universitário. Foram incluídos recém-nascidos a termo, com idade entre 1 e 5 dias de vida, APGAR maior ou igual a oito, em aleitamento materno exclusivo. Foram coletados os seguintes dados: posição de lábios e língua no repouso, fluxo expiratório nasal, presença de movimentos repetidos de anteriorização de língua e queixa materna de dificuldade do recém-nascido para respirar. Os dados foram submetidos à análise estatística, sendo aplicado o Teste Exato de Fisher e o Qui-Quadrado, adotando-se o nível de significância de 5%. Resultados Há uma associação significativa entre queixas maternas de dificuldade do recém-nascido para respirar pelo nariz com movimentos repetidos de anteriorização de língua e fluxo expiratório nasal; posição de língua com posição de lábios no repouso, movimentos repetidos de anteriorização de língua com fluxo expiratório nasal e posição de língua no repouso; fluxo expiratório nasal com posição de língua no repouso. Conclusão O fluxo expiratório nasal simétrico está associado com a posição de língua elevada e lábios fechados no REPOUSO; por outro lado, o fluxo expiratório nasal maior e/ou ausente em uma narina está associado com queixa materna de dificuldade do recém-nascido para respirar, posição de lábios abertos/entreabertos E posição de língua baixa no repouso, bem como, com movimentos repetidos de anteriorização de língua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the association between breathing nasal expiratory flow and posture of lips and tongue at rest, presence of repeated forward movements of the tongue and maternal complaint of respiratory difficulty in the newborn in the first days of life. Method A observational study was carried out in 130 babies, in a university hospital. Included newborn with Apgar score greater than or equal to 8 in exclusive breast milk. It was the following data: position of lips and tongue at rest, nasal expiratory flow and maternal complaint of difficulty in breathing in the newborn. The data were subjected to statistical analysis using the tests, Fisher's exact test and the Chi-Square test, adopting a significance level of 5% . Results there was a significant association between maternal complaint of newborn difficulty breathing with repeated forward tongue movements and nasal expiratory flow; tongue position with resting lips position at rest, repeated tongue forward movements with nasal expiratory flow and tongue position at rest; nasal expiratory flow exit with tongue position at rest. Conclusion Symmetrical nasal expiratory flow is associated with an elevated tongue position and closed lips at rest; on the other hand, increased and/or absent nasal expiatory flow in one nostril is associated with maternal complaints of difficulty in breathing, open/ half-open lips position and low tongue position during rest, as well as, repeated forward tongue movements.
  • Valores de referência para dados eletroglotográficos de idosas Artigo Original

    Nogueira, Bárbara de Faria Morais; Gama, Ana Cristina Côrtes; Nunes, Flávio Barbosa; Medeiros, Adriane Mesquita de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Apresentar valores de referência para os dados de frequência fundamental e quociente de fase fechada extraído da eletroglotografia em idosas e verificar se diferem com o resultado do exame laríngeo. Método Estudo observacional analítico transversal, realizado com 73 idosas na faixa etária de 60 a 84 anos. Foram realizadas avaliações eletroglotográficas e laríngeas. O material de voz coletado de cada participante foi a emissão sustentada da vogal /a/, emitida em frequência e intensidade habituais, no registro modal, de modo prolongado. As medidas eletroglotográficas extraídas foram: Frequência fundamental (F0) e quociente de contato (CQ) extraídos da eletroglotografia (EGG). Foi realizada análise descritiva dos dados por meio da análise das medidas de tendência central e de dispersão das variáveis contínuas. Para estabelecer se as variáveis contínuas do EGG diferem de acordo com o diagnóstico laríngeo, foram utilizados os testes t-Student (teste paramétrico) e Mann-Whitney (não paramétrico). Para todos os testes foi considerado o nível de significância de 5%. Resultados A maioria das participantes não possui alterações laríngeas, 27,4% têm presbilaringe. A média das medidas eletoglotográficas foram: 187,24 Hz de F0 e 48,49% de QC. Não houve significância estatística ao comparar o exame laríngeo segundo as medidas do EGG. Conclusão Mulheres idosas apresentam valores médios de F0 EGG de 187,24 Hz. O valor médio obtido no QC foi de 48,49%. As medidas eletroglotográficas de F0 e QC não se modificaram com a presença de presbilaringe em idosas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To present reference values for fundamental frequency data and closed-phase quotient extracted from electroglottography in older women and verify if they differ from laryngeal examination results. Methods Observational analytical cross-sectional study in 73 older women, aged 60 to 84 years, using electroglottographic and laryngeal examinations. Each participant’s voice sample had a sustained prolonged vowel /a/ emitted at the usual frequency and intensity, in the modal register. Fundamental frequency (F0) and vocal fold contact quotient (CQ) were extracted from the electroglottography. Data were descriptively analyzed with measures of central tendency and dispersion of continuous variables. To establish whether continuous electroglottography variables differed from the laryngeal diagnosis, Student’s t-test (parametric test) and Mann-Whitney (non-parametric test) were performed. The significance level in all tests was set at 5%. Results Most participants did not have laryngeal changes, while 27.4% had presbylarynx. The mean electroglottographic measures were 187.24 Hz for F0 and 48.49% for CQ. There was no statistical significance between laryngeal examinations and EGG measures. Conclusion Older women have mean electroglottographic F0 values of 187.24 Hz and CQ of 48.49%. Electroglottographic F0 and CQ measures did not change with the presence of the presbylarynx in older women.
  • Validación de constructo y reproducibilidad de una prueba de concordancia de guiones para estudiantes de pregrado en fonoaudiología Artículo Originale

    Silva Ríos, Angélica Pilar; Campo Rivas, Manuel Nibaldo del; Kuncar Uarac, Patricia Katherine; Calvo Sprovera, Víctor Antonio

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Estimar la confiabilidad y reproducibilidad de un corpus de scripts diseñado para el pregrado de fonoaudiología. Método Estudio observacional de tipo descriptivo y temporalidad transversal. Se estimó la validez de constructo a partir del coeficiente α de Cronbach y la reproducibilidad con el índice Kappa de Fleiss. Las pruebas analíticas consideraron un nivel de significancia p<0.05. Resultados Se creó un corpus de 80 scripts organizados en 4 áreas de la fonoaudiología el que fue validado por 41 fonoaudiólogos. La experiencia promedio de los profesionales fue de 17.1 años (Std. Err: 2.4; IC 95%: 11.7-22.6). La confiabilidad del corpus fue α: 0.67 y el acuerdo interevaluador, κ: 0.29. Conclusión Los puntajes de confiabilidad y reproducibilidad del corpus creado fueron similares a los reportados por estudios previos en otras profesiones de la salud. Contar con estrategias validadas que se orienten al desarrollo de competencias y complementen las acciones formativas, contribuirá a incrementar la calidad en la formación de futuros profesionales de la salud.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To estimate the reliability of scripts designed for undergraduate Speech-Language Therapy students. Methods A descriptive cross-sectional study was carried out. Qualitative variables were summarized by frequency or proportion and quantitative through means (CI 95%). Reliability was estimated through Cronbach's α coefficient, and inter-rater agreement was determined using Fleiss’s Kappa index. The analytical tests considered a significance level of p<0.05. Results 80 scripts organized in four areas of speech-language therapy were validated by 41 speech-language pathologists. The average experience of the professionals was 17.1 years. The reliability of the corpus was α: 0.67 (min= 0.34; max: 0.84), and the inter-rater agreement κ: 0.29 (min: 0.07; max: 0.45). Conclusion The corpus's reliability scores were similar to those reported by previous studies in different health professions. Having validated strategies aimed at developing proficiency and supporting classic training actions in undergraduate courses will contribute to increasing the quality of future health professionals.
  • Terapia miofuncional orofacial associada ao uso da placa palatina de memória em crianças com Trissomia do 21: estudo de casos Relato De Caso

    Ferreira, Jéssica Ellen de Almeida; Almeida, Bruna Rezende Santos de; Deps, Tahyná Duda; Pretti, Henrique; Furlan, Renata Maria Moreira Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO Indivíduos com Trissomia do 21 podem apresentar hipotonia muscular dos órgãos fonoarticulatórios, língua alargada, posicionada no assoalho oral e protrusa e ausência de selamento labial. A placa palatina de memória é um dispositivo intraoral que, associado à terapia miofuncional, visa à melhora da postura habitual dos lábios e da língua dessas crianças. O objetivo deste trabalho foi apresentar os casos de quatro crianças com Trissomia do 21, do sexo masculino, com média de idade de 6,7 e desvio-padrão de 7,8 meses, que fizeram uso da placa palatina de memória de forma associada à terapia miofuncional. As crianças utilizaram a placa por seis meses, realizaram exercícios baseados na terapia de regulação orofacial e receberam orientações quanto à alimentação e retirada de hábitos orais deletérios. Na primeira sessão e ao final do tratamento, foi realizada a gravação de 5 minutos da face de cada criança em repouso e a análise da postura habitual de língua e de lábios foi realizada por dois pesquisadores independentes. Observou-se maior melhora da postura de língua e de lábios dos participantes que iniciaram o tratamento mais precocemente e que apresentavam as alterações posturais mais severas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Individuals with trisomy 21 may have muscle hypotonia of the speech articulation organs, an enlarged protruding tongue positioned on the floor of the mouth, and a lack of lip closure. The stimulating palatal plate is an intraoral appliance that, associated with myofunctional therapy, aims to improve these children’s habitual lip and tongue posture. This study aimed to present the cases of four male children with trisomy 21, with a mean age of 6.7 and a standard deviation of 7.8 months, who used the stimulating palatal plate in association with myofunctional therapy. The children used the plate for 6 months and did exercises based on the orofacial regulation therapy, and their parents received instructions on feeding them and removing deleterious oral habits. In the first session and at the end of the treatment, each child’s face was video-recorded for 5 minutes at rest, and two researchers analyzed independently their habitual tongue and lip posture. Participants who began the treatment earlier and had the most severe postural changes had greater tongue and lip posture improvement.
  • Campo dinâmico vocal: avaliação da funcionalidade da voz Relato De Caso

    Behlau, Mara; Madazio, Glaucya; Yamasaki, Rosiane

    Resumo em Português:

    RESUMO O campo dinâmico vocal (CDV) é uma estratégia de avaliação vocal perceptivo-auditiva e acústica que oferece estimativas sobre a biomecânica e a aerodinâmica da produção vocal por meio da realização de tarefas de variação de frequência e de intensidade e do uso da espectrografia acústica da voz. Esse relato de experiência tem como objetivo demonstrar a aplicação do CDV na avaliação da funcionalidade vocal de indivíduos disfônicos e não-disfônicos, com foco especial na musculatura laríngea. As tarefas fonatórias envolvem emissão de vogal sustentada e/ou de fala encadeada em três intensidades autosselecionadas (habitual autorreferida, fraca e forte) e em três frequências (habitual autorreferida, aguda, grave), além do glissando. As tarefas de variação de intensidade e de frequência possibilitam a avaliação da musculatura laríngea no controle da adução glótica e do alongamento e encurtamento das pregas vocais. A tarefa de variação de frequência permite também a análise da musculatura extrínseca no controle da posição vertical da laringe no pescoço. Enquanto a vogal sustentada avalia a funcionalidade vocal com foco na laringe, a fala encadeada permite a avaliação dos ajustes articulatórios empregados. A aplicação do CDV será demonstrada por meio de pranchas espectrográficas de indivíduos normais e disfônicos. Indivíduos vocalmente saudáveis realizam as tarefas do CDV de forma equilibrada, com qualidade vocal adequada e sem esforço fonatório, denotando boa funcionalidade vocal. Por outro lado, indivíduos com dificuldade na realização das tarefas do CDV, com piora da qualidade vocal e/ou com aumento da tensão muscular, podem apresentar funcionalidade vocal alterada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Dynamic vocal analysis (DVA) is an auditory-perceptual and acoustic vocal assessment strategy that provides estimates on the biomechanics and aerodynamics of vocal production by performing frequency and intensity variation tasks and using voice acoustic spectrography. The objective of this experience report is to demonstrate the use of DVA in the assessment of vocal functionality of dysphonic and non-dysphonic individuals, with a special focus on the laryngeal musculature. Phonatory tasks consisted of sustained vowel, “a” or “é”, and/or connected speech, in three intensities (habitual, soft, and loud) and three frequencies (habitual, high, and low), as well as ascending and descending glissando. The adjustments of the laryngeal and paralaryngeal muscles can be inferred from the different DVA tasks. The main characteristics of the laryngeal muscles analyzed are control of glottic adduction, stretching, and shortening of the vocal folds; the main characteristics of the paralaryngeal musculature are mainly related to the vertical laryngeal position in the neck. While the sustained vowel evaluates the vocal functionality with a focus on the larynx, connected speech allows the evaluation of the articulatory adjustments employed. An acoustic spectrographic software can be used to visualize the performance of such tasks. The clinical application of the DVA will be exemplified using acoustic spectrography plates from normal and dysphonic voices, taken from a voice bank. Individuals who perform the DVA tasks in a balanced way, with adequate vocal quality and without phonatory effort, demonstrate good vocal functionality. On the other hand, difficulties in performing these tasks with worsening vocal quality and/or increased muscle tension may be indications of altered vocal functionality.
  • Capacidade de deglutição e gravidade do risco de aspiração laringotraqueal no Acidente Vascular Encefálico atípico em via cerebelar: relato de caso Relato De Caso

    Santos, Sara Virgínia Paiva; Araújo, Brenda Carla Lima; Sordi, Claudia; Cesar, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro; Andrade, Daniela da Costa Maia de; Batista, Thaisa Soares Caldas; Schneiberg, Sheila

    Resumo em Português:

    RESUMO Esse relato de caso teve o objetivo de avaliar a capacidade de deglutição e a gravidade do risco de aspiração laringotraqueal de uma paciente, 52 anos, com Acidente Vascular Encefálico (AVE) atípico, com comprometimento na via cerebelar. Para mensurar a capacidade de deglutição e do risco de aspiração foram utilizados a avaliação de rotina na clínica de fonoaudiologia e dois testes clínicos validados: o Massey Bedside Swallowing Screen (MBSS) e o Gugging Swallowing Screen (GUSS). Após a avaliação com os testes clínicos, foi observado que a paciente apresentou capacidade de deglutição diminuída, desempenho caracterizado como patológico e de risco, com 100% de alteração no teste de deglutição de água pelo MBSS, presença de engasgo, tosse, alteração na qualidade vocal e escape anterior de alimento. Já na avaliação do risco de aspiração com o GUSS, a paciente apresentou disfagia moderada e com risco de aspiração laringotraqueal. A disfagia pode estar presente em casos de AVE com lesão anatômica comprometendo o cerebelo e suas vias, o que sugere a importância de avaliação específica da deglutição nesses casos. Os testes GUSS e o MBSS podem ser utilizados para avaliação de casos atípicos de AVE em fase ambulatorial, com objetivos de avaliar o risco de aspiração e a capacidade de deglutição.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This case report aimed to evaluate the swallowing capacity and the severity of the risk of laryngotracheal aspiration of a 52-year-old female patient with atypical and rare stroke, with major injury in the cerebellar pathway. In order to measure swallowing capacity and risk of aspiration a routine clinical assessment used in the speech therapy clinic was performed and two valid clinical tests were used: Massey Bedside Swallowing Screen (MBSS) and Gugging Swallowing Screen (GUSS). After evaluation with the clinical tests, it was observed that the patient had reduced swallowing capacity, performance characterized as pathological, 100% dysfunction in the water swallowing test (MBSS), presence of choking, coughing, change in vocal quality and anterior escape. In the assessment of risk of aspiration with the GUSS, the patient presented moderate dysphagia and risk of laryngotracheal aspiration.This case report demonstrated that moderate dysphagia is found in a stroke patient with lesions that affect the cerebellum. Standardized and validated clinical tests such as GUSS and MBSS should also be used to assess the risk of dysphagia after stroke at ambulatory care.
  • Telemonitoramento de crianças com indicadores de risco para Transtorno do Espectro do Autismo: resultados preliminares Comunicação Breve

    Silva, Alessandra Pinheiro da; Cáceres-Assenço, Ana Manhani

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo monitorar o desenvolvimento de habilidades pragmáticas em crianças com indicadores clínicos de risco para Transtorno do Espectro do Autismo antes e após a aplicação de um protocolo interdisciplinar de orientação parental. Método Participaram deste estudo sete famílias que possuíam filhos com indicadores clínicos de risco para o Transtorno do Espectro do Autismo e estavam em processo diagnóstico. O estudo foi dividido em três momentos: (1) entrevista estruturada com os pais e avaliação das habilidades pragmáticas das crianças, (2) sessões virtuais de orientação aos pais relacionadas às características do Transtorno do Espectro do Autismo e habilidades que podem ser desenvolvidas para favorecer seu desenvolvimento, e (3) reavaliação das habilidades pragmáticas. A análise estatística considerou ocupação do espaço comunicativo, uso de funções e meio comunicativo no marco zero e no pós-monitoramento. Resultados Não houve diferença significativa entre os dois momentos de avaliação, mas foi observado maior número no uso de atos comunicativos e funções comunicativas mais interativas como desfecho. Conclusão Desta forma o monitoramento das habilidades pragmáticas sugere que estas apresentem discreta evolução, principalmente as mais interativas, após a aplicação do protocolo integrado de orientação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose monitor the development of pragmatic skills in children with clinical risk indicators for autism spectrum disorder (ASD) before and after the application of an integrated parental guidance protocol. Methods Seven families who had children with clinical risk indicators for autism spectrum disorder and were in the diagnostic process participated in this study. The study was divided into three moments: (1) structured interview with parents and assessment of children's pragmatic skills, (2) virtual sessions with guidance to parents related to the characteristics of the condition and skills that can be developed to favor their development, and (3) reassessment of children's pragmatic skills. Statistical analysis considered occupation of communicative space, use of functions and communicative means at ground zero and post-monitoring. Results There was no significant difference between the two evaluation moments, but a greater number was observed in the use of communicative acts and more interactive communicative functions as an outcome. Conclusion The monitoring of children’s pragmatic skills suggests that they present discrete evolution, especially the more interactive ones, after the application of the integrated parental guidance protocol.
  • Efeitos do treinamento da língua: revisão sistemática com metanálise Revisão Sistemática

    Fonseca, Nathalya de Faria; Motta, Andréa Rodrigues; Freitas, Fernanda Campos de; Nonato, Mariana Rezende; Francelino, Elton Mendes; Furlan, Renata Maria Moreira Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a eficácia de exercícios mioterápicos no aumento da pressão e da força lingual. Buscou-se, de forma secundária, analisar quais os tipos de exercícios utilizados, os parâmetros de treinamento e os resultados funcionais obtidos. Estratégia de pesquisa Revisão sistemática da literatura guiada conforme as diretrizes do protocolo Prisma. Critérios de seleção Foram incluídos ensaios clínicos que avaliaram efeitos do treinamento muscular da língua, sem limite quanto ao idioma ou ano de publicação. Análise dos dados Incluiu as etapas de eliminação de artigos duplicados; leitura de resumos e exclusão de estudos que não contemplaram os critérios de elegibilidade; leitura na íntegra dos artigos selecionados com extração de informações importantes, reunidas em tabela; e metanálise, realizada por meio do método do inverso da variância. A avaliação da qualidade metodológica dos estudos foi realizada pela ferramenta do Joanna Briggs Institute. A qualidade da evidência foi avaliada pelo Sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Resultados A metanálise indicou aumento significativo da pressão máxima anterior e posterior como efeito do treinamento. O exercício mais utilizado foi pressão de língua contra o palato, mas os parâmetros de treinamento variaram entre estudos, não sendo possível afirmar que exercícios isolados promovem melhora funcional. A qualidade da evidência foi considerada baixa. Conclusão Os exercícios mioterápicos promovem o aumento da pressão anterior e posterior da língua de indivíduos adultos, porém a qualidade dessa evidência é baixa. Há variabilidade quanto aos tipos de exercícios utilizados e parâmetros de treinamento. Não é possível afirmar que os exercícios promovem melhora funcional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To assess the effectiveness of myotherapy exercises in increasing tongue pressure and strength. A secondary aim was to analyze the exercise types, training parameters, and functional results. Research strategies This systematic literature review was based on the Prisma protocol guidelines. Selection criteria The review included clinical trials that assessed the effects of tongue muscle training, with no restriction on the language or year of publication. Data analysis The steps included eliminating duplicates; reading abstracts and excluding studies that did not meet the inclusion criteria; reading selected articles in full text, extracting important data, and gathering them in a table; and meta-analysis, using the inverse variance method. The methodological quality of the studies was assessed with the Joanna Briggs Institute’s tool. The quality of evidence was assessed with the Grading System of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Results The meta-analysis indicated a significant increase in maximum anterior and posterior pressure as an effect of training. The most performed exercise was tongue pressure against the palate. However, training parameters varied between studies, and whether exercises alone led to functional improvement cannot be stated. The quality of the evidence was considered low. Conclusion Myotherapy exercises increased anterior and posterior tongue pressure in adults, but the quality of this evidence is low. The studies used various exercise types and training parameters. It cannot be stated whether exercises alone led to functional improvement.
  • ¿Basta con el habla? Evaluación del desarrollo del lenguaje en niños sordos prelocutivos durante los primeros seis años de vida. Una revisión sistemática Revisión Sistemática

    Lara Barba, Raúl Francisco; Angamarca Guanuche, Yadira Niyireth; Mera Herrera, Andrea Lorena; Gudiño Chinchin, Erick Fabricio; Altamirano Sampedro, Victor Hugo; Mena Ayala, María Belén

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Sintetizar la información científica relevante sobre la evaluación del desarrollo del lenguaje en niños sordos prelocutivos durante los primeros seis años de vida, con el fin de determinar si es suficientes para confirmar la presencia de algún desarrollo de lenguaje en esta población, o si se requiere un enfoque más integral. Estrategia de investigación Se realizó una revisión estructurada de la literatura científica en las siguientes bases de datos: PubMed, Lilacs, Ibecs, Trip DataBase, Cochrane library, Clinical Trial y Nice. Criterios de selección revisiones sistemáticas, evaluaciones de tecnologías sanitarias, ensayos clínicos aleatorizados, estudios observacionales de cohorte y casos - controles; incluyendo publicaciones sobre evaluación de cualquier aspecto del desarrollo de lenguaje, cualquier intervención y en cualquier idioma, se excluyeron si únicamente evalúan audición o habla, sordera central, súbita, transitoria, sordoceguera, con otras discapacidades o con trastornos del espectro autista. Análisis de datos se usó la metodología GRADE para analizar la calidad de la evidencia. Resultados es factible realizar evaluaciones del desarrollo de lenguaje a niños sordos prelocutivos. Se obtiene una calidad de la evidencia moderada que sugiere cierta confianza en los resultados de las evaluaciones, siempre y cuando vengan acompañadas de una apreciación integral de otros elementos lingüísticos. Conclusión los resultados de las evaluaciones de lenguaje deben sostenerse, en mayor medida, en datos sobre el lenguaje receptivo y expresivo, y que cuyas evidencias pueden enriquecerse al adjuntar evaluaciones de elementos lingüísticos formales tanto de la modalidad oral como gestual, y de los componentes pragmáticos de los procesos comunicacionales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To synthesize the relevant scientific information regarding the assessment of language development in prelingually deaf children during their first six years of life, in order to determine whether it is sufficient to confirm the presence of some language development in this population, or if a more integrated approach would be more appropriate. Research strategies A structured review of the relevant scientific literature was carried out in the following databases: PubMed, Lilacs, Ibecs, Trip DataBase, Cochrane library, Clinical Trial and Nice. Selection criteria Systematic reviews, health technology assessments, randomized clinical trials, observational cohorts and case-control studies; including publications of assessments concerning any aspect of language development or any intervention in any language. Evaluations related exclusively to hearing and speech, to central, sudden or transient deafness, to deaf-blindness, to further disabilities or to autism spectrum disorders, were excluded. Data analysis GRADE methodology was used to analyze evidence quality. Results It is possible to evaluate the language development of prelingually deaf children. A moderate quality of evidence was obtained, suggesting that the evaluations’ results are fairly trustworthy, provided that the assessments are conducted within an integrated approach of other linguistic elements. Conclusion The results of the language evaluations must be supported mostly by receptive and expressive language data, and the found evidence can be improved by combining the assessments of the formal linguistic elements of both oral and gestural modalities with the pragmatic components of the communication process.
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br