Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO ANATÔMICA E FUNCIONAL DA CIFOSE TORÁCICA E LORDOSE LOMBAR

Resumo:

Objetivo:

Avaliar e comparar as mensurações radiográficas da cifose torácica e lordose lombar utilizando parâmetros anatômicos e dinâmicos.

Métodos:

As mensurações foram realizadas nas radiografias em perfil de 10 adultos de ambos os sexos sem doença ou deformidade da coluna vertebral. A cifose torácica e a lordose lombar foram mensuradas utilizando parâmetros anatômicos (T1-T12,T4-T12, T5-T12 e L1-S1) ou dinâmicos (ponto de inflexão cervicotorácico ou toracolombar)

Resultados:

As referências anatômicas e dinâmicas para a identificação da cifose torácica e lordose lombar foram diferentes em 30% dos indivíduos. Foi observado diferença dos valores da cifose torácica de acordo com a referência anatômica utilizada para a mensuração. A lordose lombar não apresentou diferença estatística considerando a referência anatômica ou dinâmica, mas em 30% dos indivíduos o ponto de inflexão era diferente da referência anatômica.

Conclusões:

Os valores da cifose torácica e lordose lombar apresentam diferenças de acordo com as referências anatômicas e dinâmicas. A referência utilizada deve ser considerada na mensuração e interpretação dos valores. Nível de evidência IV; Série de casos.

Descritores:
Adulto; Cifose; Coluna Vertebral; Lordose; Parâmetros de Referência; Pontos de Referência Anatômicos

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br