Acessibilidade / Reportar erro

PERFIL BACTERIANO NAS ESPONDILODISCITES: COMPARANDO BIÓPSIA, HEMOCULTURA E UROCULTURA

Resumo:

Objetivo:

Avaliar e correlacionar o perfil bacteriano identificado em hemoculturas, uroculturas e biópsias da coluna vertebral em pacientes do Hospital Santa Marcelina em São Paulo - SP.

Métodos:

Estudo transversal de 20 pacientes acometidos por espondilodiscite. Avaliados resultados de hemocultura, urocultura e biopsia vertebral, além de sexo e idade.

Resultados:

A amostra foi constituída de 20 pacientes, entre 32 e 79 anos, com prevalência do sexo masculino, diagnosticados com espondilodiscite. A maioria dos resultados de hemocultura e urocultura se apresentaram negativos, 80% e 65% respectivamente. Dentre as amostras de biopsia vertebral, 60% identificaram patógenos. Ao se correlacionar as amostras, 50% dos casos de hemocultura e biópsia apresentaram o mesmo resultado, porém entre urocultura e biópsia, nenhum dos casos identificou o mesmo germe entre as amostras.

Conclusão:

Conclui-se que resultados de hemoculturas, uroculturas e biopsia da coluna vertebral podem divergir com frequência nos resultados, tornando a biopsia essencial no diagnóstico e tratamento da espondilodiscite.

Nível de Evidência IV; Estudo Transversal.

Descritores:
Coluna Vertebral; Doenças Ósseas Infecciosas; Diagnóstico; Biópsia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br