Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DE FATORES PROGNÓSTICOS NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA DO ADOLESCENTE SUBMETIDOS À ARTRODESE DA COLUNA POR VIA POSTERIOR

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os fatores prognósticos do tratamento de pacientes diagnosticados com escoliose idiopática do adolescente submetidos à artrodese da coluna por via posterior.

Métodos:

Participaram do estudo 48 pacientes portadores de escoliose idiopática do adolescente (43 do sexo feminino e 5 do sexo masculino), submetidos à artrodese da coluna por via posterior, com média de idade de 12 anos ao diagnóstico e com sinal clínico de Risser entre 3 e 4 no momento da cirurgia. Foram realizadas medições clínicas e radiográficas, aplicou-se o questionário SRS-30 e análise de dados de prontuário dos pacientes em dois momentos: durante pré-operatório e ao final de 2 anos de seguimento.

Resultados:

Todas as medidas de satisfação apresentaram alteração estatisticamente significativa após o procedimento (p < 0,05), com relação às características radiográficas, com exceção da translação vertebral apical lombar (p = 0,540) e Cobb L1-L5 (p = 0,225).

Conclusão:

De maneira geral, pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico revelam-se mais satisfeitos com sua aparência com relação aos tratados de maneira conservadora.

Descriptores:
Escoliose; Artrodese; Qualidade de vida

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br