Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DA MENSURAÇÃO DA CIFOSE NAS FRATURAS DA COLUNA TORACOLOMBAR

Resumo:

Objetivos:

Avaliar a confiabilidade e reprodutibilidade da mensuração da cifose nas fraturas traumáticas da coluna toracolombar por diferentes métodos de avaliação nos diferentes tipos de fraturas.

Métodos:

Foram avaliadas 15 fraturas na coluna toracolombar previamente classificadas em tipo A, B e C de acordo com a classificação de Magerl. Em cada caso, foi medido o valor da cifose através de cinco diferentes métodos: (1) ângulo de Cobb; (2) método de Gardner; (3) método das paredes posteriores; (4) ângulo das placas terminais adjacentes; e (5) ângulo de cunha. As mensurações foram realizadas por cinco avaliadores independentes e repetidas cinco vezes com intervalo mínimo de duas semanas entre cada avaliação.

Resultados:

A confiabilidade intraobservador mostrou-se excelente entre os cinco avaliadores, evidenciando boa reprodutibilidade dos métodos. Os cinco métodos utilizados também apresentaram grande confiabilidade intraobservador na análise global, sendo mais consistentes o método 1 e o método 4.

Conclusão:

Apesar de não haver concordância universal em como medir a cifose nas fraturas toracolombares, nosso estudo concluiu que o método 1 (ângulo de Cobb) e o método 4 (ângulo das placas terminais adjacentes) apresentaram as melhores confiabilidades interobservadores. Além disso, o uso de radiografias digitalizadas e um programa computadorizado simples permitiram a realização de medidas altamente confiáveis e reprodutíveis por todos os métodos, visto pela elevada confiabilidade intraobservador. Nível de evidência II; Estudo Comparativo.

Descritores:
Fraturas da Coluna Vertebral; Cifose; Diagnóstico por Imagem

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br