Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DE CORREÇÃO CIRÚRGICA DE ESCOLIOSE DEVIDO A PARALISIA CEREBRAL USANDO TRAÇÃO INTRAOPERATIVA E NOVA TÉCNICA DE CORREÇÃO COM TERCEIRA HASTE PROVISÓRIA

Resumo:

Objetivo:

Avaliar os resultados radiográficos de pacientes com paralisia cerebral e escoliose tipo II de Lonstein e Akbarnia submetidos à tração halo-femoral intra-operatória (THFI) e correção com 3ª haste provisória.

Métodos:

Estudo série de casos retrospectivo. Foram avaliadas radiografias de coluna total pré-operatórias (PRÉ), sob tração (TR), pós-operatória imediata (POI) e tardia (POT). Verificou-se valor angular da curva principal (COBB), obliquidade pélvica (OP), equilíbrio do tronco no plano coronal (CSVA), alinhamento sagital vertical (SVA), flexibilidade da curva e percentual de correção no PO final. Foram realizados os testes de Friedam e Wilcoxon (p<0,05).

Resultados:

Vinte e um pacientes foram incluídos no estudo, com idade média de 16 (±4,13) anos. Houve diferença estatística quando se comparou: COBB PRÉ com TRAÇÃO em relação ao POI e POT (p=0,0001), OP no PRÉ com TRAÇÃO e entre o PRÉ e POT (p=0,0001). Houve diferença estatística em relação ao equilíbrio coronal (CSVA) e sagital (SVA) em relação ao PRE e POT. O percentual de correção da curva principal foi de 55,75% (± 11,11) e da OP de 64,86% (± 18,04).

Conclusão:

A técnica de correção utilizando a técnica da 3° haste provisória e tração intra-operatória apresenta poder de correção de 55,75% da curva proximal e 64% da obliquidade pélvica. Além disso, apresenta facilidade de montagem, tempo cirúrgico pequeno e pouca perda de correção ao longo do seguimento. Nível de Evidência III B; Estudo de série de casos retrospectivos.

Descritores:
Fraturas da Coluna Vertebral; Cifose; Diagnóstico por Imagem

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br