Acessibilidade / Reportar erro

COMPARAÇÃO ENTRE START BACK SCREENING TOOL E DRAM NA DETECÇÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS EM DOR LOMBAR

RESUMO

Objetivo:

Correlacionar os resultados dos questionários STarT Back Tool e DRAM, aplicados em um único tempo, a uma população com dor lombar.

Métodos:

Estudo transversal comparativo com 84 participantes portadores de dor lombar baixa submetidos aos questionários STarT Back Screening Tool (SBST) e DRAM. O grau de correlação entre os dois questionários foi analisado pela avaliação dos dados individualizados e do coeficiente de correlação de Spearman.

Resultados:

De acordo com o DRAM, 19% dos pacientes foram classificados como “normais”, 32,1% “em risco” e 48,8% se enquadraram no subgrupo “distressed”. De acordo com o SBST, 59,5% dos pacientes foram classificados como “baixo risco”, 31% “risco médio” e 9,5% “alto risco”. Ao aplicar o coeficiente de Spearman para avaliar o grau de correlação entre os dois questionários, foi obtido o valor de 0,4. Isso mostra que há uma correlação positiva entre os dois questionários, embora seja considerada correlação fraca (p < 0,001).

Conclusão:

Há uma correlação positiva entre os dois questionários, porém o DRAM mostrou tendência maior a identificar pacientes com algum grau de transtorno psíquico quando comparado com o SBST. Ambos os questionários são efetivos para identificar esses fatores, mas os dados sugerem que o DRAM talvez seja mais efetivo como ferramenta de triagem em pacientes com dor lombar baixa, em virtude do maior número de doentes identificados. Nível de evidência III; Estudo diagnóstico.

Descritores:
Dor Lombar; Doenças da Coluna Vertebral; Qualidade de Vida; Medição de Risco; Inquéritos e Questionários

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br