Acessibilidade / Reportar erro

VALIDAÇÃO DE UM NOVO SINAL CLÍNICO DA SÍNDROME DA FACETÁRIA LOMBAR

RESUMO

Objetivo:

Articulações facetárias são verdadeiras articulações sinoviais, que inervação do Nervo sinuvertebral ou recorrente de Luschka, bem como a divisão principal posterior do nervo espinhal correspondente. O diagnóstico da dor lombar originário de articulações é difícil e tem tradicionalmente testes invasivos. Para auxiliar no diagnóstico clínico desta condição, o autor descreveu um novo sinal clínico. O seguinte projeto de pesquisa foi projetado para testar a utilidade do sinal descrito no diagnóstico da dor na articulação faceta lombar.

Métodos:

Foi realizada uma avaliação prospectiva de pacientes com suspeita de dor lombar secundária a faceta participação conjunta (Lombar Facet síndrome da articulação Dor - LFPs) durante um período de observação de 12 meses; pacientes candidatos foram avaliados clinicamente usando o novo sinal diagnóstico, comparados com as conclusões sobre cintilografia óssea de radionuclídeos e blocos de ramo medial diagnóstico. Análise de tabela de contingência foi realizada para calcular a sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivos e negativos e precisão do novo sinal clínico.

Resultados:

análise de tabela de contingência mostrou as seguintes características de funcionamento do novo sinal de diagnóstico: sensibilidade: 70,37%, especificidade: 50%, valor preditivo positivo: 90,47%, valor preditivo negativo: 20% e precisão de 67,7%.

Conclusões:

Apesar do novo sinal clínico não conseguir mostrar as mesmas características de operação como as inicialmente descritas, que tem uma sensibilidade elevada acoplada com um bom valor preditivo positivo, consideramos que, embora o sinal por si só - t diagnóstico da dor nas articulações faceta lombar - sua presença deve alertar o clínico do diagnóstico e a possibilidade de exigir testes adicionais. Nível de Evidência III; Estudo de caso-controleg.

Descritores:
Dor; Dor nas costas; Articulação zigapofisária; diagnóstico; Dor lombar

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br