Acessibilidade / Reportar erro

TRATAMENTO DA ESCOLIOSE IDIOPÁTICA COM COLETE PRODUZIDO COM TECNOLOGIA 3D

RESUMO

Objetivo

Avaliar a capacidade de correção imediata do colete Wood-Chêneau-Rigo (WCR), produzido com recursos tecnológicos digitais e de engenharia robótica, em curvas primárias e secundárias de escoliose idiopática do adolescente (EIA).

Métodos

Realizou-se um estudo retrospectivo com 138 pacientes com diagnóstico de EIA que adquiriram o colete WCR entre 2019 e 2021 em um laboratório de produção de órteses e próteses ortopédicas. Esses indivíduos foram submetidos à análise independente dos parâmetros radiográficos por um único pesquisador, tendo como desfecho principal a medida padronizada das curvas principal e secundária pelo método de Cobb. As radiografias analisadas foram realizadas em ortostase antes e imediatamente depois da adaptação do colete no paciente. A capacidade de correção foi calculada pela razão entre a diferença das curvas pré e pós-colete e a curva pré-colete.

Resultados

A média de correção da curva primária com o WCR foi de 48,4% e a da curva secundária foi de 41,0%. O nível de correção da curva primária foi significativamente maior nos pacientes com curva principal com ápice da convexidade na região toracolombar (p = 0,004), principalmente toracolombar à esquerda (p = 0,010); curvas com magnitude entre 10º e 24,9º (p < 0,001) e curvas do tipo simples (p < 0,001).

Conclusões

O colete WCR, produzido com modernos recursos tecnológicos, foi eficaz na correção imediata da EIA. São necessários estudos a longo prazo sobre essa nova modalidade de tratamento conservador da escoliose. Nível de Evidência III; Estudo retrospectivo.

Escoliose; Tratamento Conservador; Análise de Variância

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br