Acessibilidade / Reportar erro

Resultado da cifoplastia no tratamento minimamente invasivo das metástases vertebrais

OBJETIVO:

Avaliar o resultado clínico e radiológico do tratamento cirúrgico minimamente invasivo das metástases vertebrais por meio da técnica de cifoplastia.

MÉTODOS:

Este é um estudo observacional prospectivo de pacientes com diagnóstico de metástase vertebral, que foram submetidos ao tratamento cirúrgico minimamente invasivo por meio de preenchimento do corpo vertebral com a técnica de cifoplastia com balão. A avaliação clínica incluiu a idade do paciente no momento da cirurgia, o diagnóstico do tumor, os resultados das biópsias, os dados do procedimento cirúrgico realizado, a escala visual de dor (EVA) e as complicações relacionadas à cirurgia. A avaliação radiológica envolveu o estudo dos exames radiográficos nas incidências anteroposterior e lateral, com a análise da cifose do corpo vertebral e a ocorrência de extravasamento do cimento.

RESULTADOS:

Foram estudados 22 pacientes portadores de metástase vertebral que foram tratados por meio de cifoplastia com balão, sendo 8 (36%) do sexo masculino e 14 (64%) do sexo feminino. A média de idade foi de 56,05 anos e o tempo médio de seguimento, 8,5 meses. A média da EVA pré-operatória foi de 8,73, no pós-operatório inicial, de 1,73 e no pós-operatório tardio, de 1,92.

CONCLUSÃO:

a cifoplastia mostrou-se uma técnica segura e efetiva para o tratamento sintomático das metástases vertebrais.

Cifoplastia; Metástase neoplásica; Coluna vertebral; Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos; Fraturas da coluna vertebral; Neoplasias da coluna vertebral


Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br