Acessibilidade / Reportar erro

CORRELAÇÃO CLÍNICA FOTOGRÁFICA E RADIOLÓGICA EM PACIENTES COM ESCOLIOSE

RESUMO:

Objetivo:

O estudo correlaciona as mensurações radiográficas angulares e as mensurações oriundas das fotografias do tronco de pacientes com escoliose idiopática do adolescente.

Métodos:

estudo transversal de 10 pacientes com escoliose idiopática do adolescente e com indicação de tratamento cirúrgico, em seguimento no setor de coluna vertebral do HCRFMRP-USP. Foram avaliados por meio de mensurações das fotografias clínicas do tronco dos pacientes e mensurações dos ângulos nas radiografias panorâmicas da coluna.

Resultados:

na amostra estudada foi observada somente a correlação entre o ângulo axila (AHA) e a curva torácica proximal e curva torácica principal. Não foi observado correlação entre as demais variáveis comparadas. O estudo foi realizado em amostra com pequeno número de pacientes, cujo objetivo era a realização de estudo piloto para explorar esse tópico.

Conclusão:

a análise das deformidades deve considerar o aspecto estético e avaliação radiográfica, porem neste estudo não foi observado correlação estatística entre estes parâmetros. Nível de Evidência IV; Estudo de Série de Casos.

Descritores:
Escoliose; Fotografia; Radiografia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br