Acessibilidade / Reportar erro

FRATURAS TIPO SPLIT DA COLUNA: NOVA TÉCNICA PERCUTÂNEA MINIMAMENTE INVASIVA

RESUMO

Objetivo:

Esta pesquisa apresenta uma análise biomecânica realizada na coluna lombar em modelo animal suíno, considerando uma técnica minimamente invasiva para o tratamento de fraturas vertebrais do tipo split.

Métodos:

Foram usadas colunas de suínos para a realização de testes de compressão, considerando três diferentes abordagens. Para verificar e validar a técnica proposta, foram definidos três grupos: grupo controle (1); colunas com fraturas do tipo split (2) e grupo tratamento (3). No o primeiro grupo (controle), as colunas foram comprimidas axialmente até que ocorresse qualquer tipo de fratura, a fim de verificar a resistência da estrutura. No segundo grupo, foram criadas fraturas do tipo split para obter o padrão de falha mecânica do modelo. No terceiro grupo, as fraturas do tipo split foram submetidas ao tratamento proposto, para verificar a resistência alcançada. Os três grupos foram comparados por meio de testes de compressão axial. A análise estatística foi realizada por ANOVA.

Resultados:

O grupo controle (coluna íntegra) e o grupo com fratura do tipo split tratada apresentaram resultados semelhantes (p > 0,05), diferentemente dos resultados do grupo com fratura do tipo split não tratada (p < 0,05).

Conclusões:

Os testes para determinar o comportamento e a força da coluna lombar quando é submetida à compressão axial forneceram dados positivos para o desenvolvimento de uma técnica minimamente invasiva capaz de restaurar fraturas tipo split da coluna vertebral. Nível de evidência III; Pesquisa experimental.

Descritores:
Coluna vertebral; Lesões da Coluna Vertebral; Fraturas da Coluna Vertebral; Terapêutica

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br