Acessibilidade / Reportar erro

LAMINOPLASTIA E CORPORECTOMIA NO TRATAMENTO DA MIELOPATIA ESPONDICOLÓGICA CERVICAL

RESUMO

Introdução:

A mielopatia espondilótica cervical (MSC) é uma manifestação incapacitante de estenose cervical extensa, caracterizada por disfunção neurológica pronunciada. As intervenções descompressivas contribuem para a regressão significativa dos sintomas e, em alguns casos, a recuperação completa pode ser alcançada.

Objetivo:

Explorar o potencial da laminoplastia em pacientes com estenoses espondilóticas cervicais extensas complicadas por mielopatia e desenvolver abordagens para intervenção cirúrgica nesses pacientes.

Métodos:

56 pacientes foram incluídos no estudo. A laminoplastia foi realizada em 34 pacientes. A corpectomia foi realizada em 22 pacientes, que compuseram o grupo de comparação. A frequência e a gravidade inicial dos distúrbios não neurológicos concomitantes em ambos os grupos foram comparáveis.

Resultados:

As indicações para laminoplastia foram determinadas. Eles incluem: sintomas de mielopatia espondilótica, três ou mais níveis de compressão, preservação da lordose, ausência de sinais de instabilidade segmentar, incapacidade de realizar descompressão anterior e idade superior a 55 anos. A presença de sinais de instabilidade segmentar, deformação cifótica e história de transtornos mentais podem ser considerados como contraindicações para essa cirurgia.

Conclusões:

Devido a uma série de vantagens, a laminoplastia é o tratamento de escolha para estenose espondilótica cervical estendida. A seleção adequada dos pacientes, com base na avaliação dos sintomas clínicos, extensão da estenose, sinais neurológicos e características de neuroimagem, possibilitam alcançar excelentes resultados. Nível de Evidência: II. Tipo de Estudo: Estudo Comparativo prospectivo.

Descritores:
Mielite; Laminoplastia; Fusão vertebral; Estenose espinal

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br