Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ESCALA DE DOR NEUROPÁTICA

RESUMO

Objetivo:

A dor neuropática (DN) é definida como “aquela decorrente de lesão ou doença que afeta diretamente o sistema somatossensitivo”, diferindo de outros tipos de dor em termos de sintomas, mecanismos e terapêutica, sendo o diagnóstico precoce pré-requisito para um manejo apropriado. As escalas de avaliação de dor são de grande utilidade para o diagnóstico clínico. É fundamental que os médicos ortopedistas estejam familiarizados com tais ferramentas. Avaliar se os médicos ortopedistas de Salvador conhecem as ferramentas de avaliação e diagnóstico clínico de dor neuropática (DN), bem como determinar qual o método de avaliação de DN mais utilizado em seus atendimentos.

Métodos:

Foram analisados os dados de 74 médicos ortopedistas atuantes na cidade de Salvador, entrevistados no período de janeiro a novembro de 2017. Os dados foram coletados através de questionário estruturado constituído por perguntas subjetivas e objetivas e analisados com o software SPSS 22.0.

Resultados:

Dentre os médicos entrevistados, 41,9% conhecem alguma das escalas e, destes, 64,5% utilizam em sua prática clínica, sendo 70,3% da amostra total. A LANSS foi utilizada por 25,8% dos médicos em sua prática como ferramenta para diagnosticar dor neuropática, 22,6% utilizam a DN4 e 35,5% não utilizam nenhuma.

Conclusão:

Os médicos ortopedistas conhecem pouco as ferramentas de avaliação e diagnóstico de dor neuropática e aqueles com maior tempo de atuação conhecem menos essas ferramentas do que os têm menor tempo. Muitos dos que conhecem as ferramentas não as usam em sua prática clínica. A LANSS e a DN4 são as escalas mais utilizadas. Nível de Evidência III; Estudo de Corte Transversal.

Descritores:
Diagnóstico; Neuralgia; Ortopedistas; Escalas

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br