Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO TRATAMENTO CIRÚRGICO DE PATOLOGIAS DE COLUNA NO SUS

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 na realização de cirurgias de coluna no SUS. Identificar mudanças do volume de cirurgias, bem como quais procedimentos e regiões do Brasil foram mais afetados. Correlacionar tais mudanças com dados da literatura.

Métodos:

Realizou-se um estudo retrospectivo, descritivo, com análise de banco de dados disponíveis para o público sobre a realização de procedimentos cirúrgicos de coluna pelo SUS no período de 2017 a 2021. Os bancos de dados foram criados a partir das variáveis de interesse disponíveis no SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do site do Departamento de Informática do SUS (DATASUS; http://datasus.saude.gov.br). Os procedimentos foram agrupados de acordo com tipo de cirurgia, topografia e via de acesso para construção das tabelas e análise estatística.

Resultados:

Nos anos da pandemia observou-se uma queda maior no volume cirúrgico com um total de 13.276 procedimentos em 2020 e 12.158 em 2021, equivalentes a -28,51% e -34,53% com relação à média do período anterior, respectivamente.

Conclusões:

Diante da importância primordial da atenção ao combate da pandemia, a manutenção da assistência às patologias de coluna revela-se um grande desafio, principalmente com relação a patologias cirúrgicas eletivas que, quando postergadas em demasia, podem impactar de maneira grave a qualidade de vida e resultados de tratamentos futuros. Nível de EvidênciaIV; Estudo RetrospectivoDescritivo.

Descritores:
Procedimentos cirúrgicos ambulatórios; Coluna vertebral; COVID-19; SUS

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br