Acessibilidade / Reportar erro

FATORES ASSOCIADOS A INFECÇÕES EM CIRURGIA DA COLUNA VERTEBRAL

RESUMO

Objetivo:

Identificar os fatores associados a infecções pós-operatórias em cirurgia da coluna vertebral.

Métodos:

Estudo descritivo, retrospectivo, transversal, no serviço de cirurgia da coluna vertebral da Unidade Médica de Alta Especialidade (UMAE), Hospital de Traumatologia e Ortopedia Lomas Verdes, Instituto Mexicano de Seguro Social (IMSS), entre 1 de janeiro de 2013 e 30 de junho de 2014, por meio de registros de serviços e de registros do expediente clínico. Foram coletadas informações de acordo com os registros de pacientes com infecção pós-operatória em cirurgia da coluna vertebral. Os fatores considerados foram faixa etária, agente etiológico, local da cirurgia, tipo de tratamento, volume de sangramento e farmacoterapia. A estatística foi descritiva e de frequência. Realizou-se o teste de soma de postos com o teste de Wilcoxon para uma única amostra, em diferentes medições; a correlação de Pearson foi calculada e todos os valores de p < 0,05 foram considerados significantes.

Resultados:

Foram reunidos 14 pacientes, dos quais eram 11 do sexo feminino (78,6%) e 3 do sexo masculino (21,4%), com predominância de área cirúrgica na região lombar e dorsolombar. Verificou-se correlação significante entre o tempo de cirurgia e o volume de sangramento de p < 0,001.

Conclusões:

Ficou claro que as infecções presentes em pacientes depois da cirurgia de coluna vertebral são multifatoriais. No entanto, neste estudo a correlação entre tempo de cirurgia e volume de sangramento tem a maior importância e relevância.

Descritores:
Infecção; Complicações pós-cirúrgicas; Coluna vertebral.

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br