Acessibilidade / Reportar erro

TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO DA ESCALA NURICK PARA O PORTUGUÊS

RESUMO:

Introdução:

A mielopatia cervical degenerativa é a principal causa não traumática de disfunção medular em adultos. São utilizadas escalas e escores para avaliação neurológica baseada na funcionalidade, como a escala de Nurick e a Japanese Orthopaedic Association Score (JOA). O objetivo deste estudo é traduzir, validar transculturalmente e avaliar a reprodutibilidade da escala de Nurick para o português brasileiro em pacientes com mielopatia degenerativa cervical.

Material e Métodos:

O presente estudo foi dividido em duas fases: primeira, tradução, retradução, avaliação da versão final e avaliação da prova de aplicação. No total foram avaliados 70 indivíduos, 36 pertenciam ao grupo de pacientes com mielopatia cervical e 34, ao grupo controle. Tanto a versão traduzida do Nurick-BR quanto o mJOABR-17, previamente foram aplicados em ambos os grupos e os dados foram coletados. A análise dos dados foi realizada por meio de testes de Mann-Whitney e testes de correlação de Spearman. As análises foram realizadas utilizando o pacote estatístico R e o nível de significância adotado foi de 5%.

Resultados:

A partir dos testes de comparação de Mann-Whitney que verificaram as diferenças entre os grupos controle e pacientes. Foram encontradas diferenças significativas na escala NURICK-BR entre os grupos. A correlação entre as escalas NURICK-BRASIL e mJOABR-17 foi medida através do coeficiente de correlação de Spearman que apresentou forte correlação negativa. Esses resultados sugerem que a escala Nurick adaptada para o português brasileiro (NURICK-BRASIL) pode ser validada para avaliação de pacientes com mielopatia cervical degenerativa.

Conclusão:

A tradução, adaptação e validação da versão original da escala Nurick para o português brasileiro (NURICK-BR) mostrou similaridade, aplicabilidade, boa compreensão e grande potencial de universalização desta valiosa ferramenta para avaliação clínica e científica de pacientes com mielopatia cervical. Nível de evidência III; Estudo de caso-controle.

Descritores:
Mielopatia; Mielopatia Compressiva; Questionário; Espondilose Cervical

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br