Acessibilidade / Reportar erro

DISCECTOMIA LOMBAR ENDOSCÓPICA INTERLAMINAR - DESFECHO CLÍNICO

Resumo:

Objetivo:

Avaliar o desfecho clínico dos pacientes com hérnia discal lombar (HDL) operados por microdiscectomia endoscópica interlaminar. Como desfechos secundários, avaliamos a epidemiologia, tempo de retorno ao trabalho e as complicações relacionadas a técnica.

Método:

Estudo longitudinal prospectivo, onde foram avaliados os pacientes portadores de HDL com indicação cirúrgica. Foram submetidos a discectomia endoscópica exclusivamente pela técnica interlaminar. Avaliou-se também os resultados clínicos por meio do questionário Oswestry 2.0 (ODI) e da escala visual analógica (EVA). Inserimos nesse estudo índice de satisfação pós-operatória de Macnab. Em paralelo a esses índices analisamos os resultados quanto as variáveis de epidemiologia, tempo de retorno ao trabalho e as complicações. Tais questionários foram aplicados no pré-operatório, no pós-operatório no dia seguinte a cirurgia e após 1 ano da cirurgia.

Resultados:

Em 132 pacientes selecionados para o estudo obtivemos significante melhora clínica nos questionários ODI e EVA, assim como 81,3% dos pacientes tiveram excelentes e bons no índice de Macnab. O tempo de internação hospitalar foi de 22,7 horas o retorno laboral de 30 dias. Já a taxa de complicações com o método foi de 12,8%, sendo a recidiva da hérnia discal a complicação mais comum com 9,8% dos casos.

Conclusão:

A técnica endoscópica se mostrou eficaz no tratamento da hérnia discal da coluna lombar com melhora clínica significante no período analisado, baixa incidência de complicações, precoce reabilitação pós-operatória e resultados próximos ou superiores à técnica padrão-ouro. Nível de Evidencia III; Estudo de coorte prospectivo.

Descritores:
Coluna vertebral; Deslocamento do disco intervertebral; Endoscopia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br