Acessibilidade / Reportar erro

ARTRODESE TORACOLOMBAR PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: ANÁLISE TEMPORAL PRÉ-COVID-19

Resumo:

Objetivo:

Analisar a tendência temporal dos procedimentos de artrodese toracolombar realizados pelo Sistema Único de Saúde no Brasil entre os anos de 2009 e 2019.

Métodos:

Trata-se de estudo observacional de delineamento ecológico, baseado em dados secundários coletados a partir dos sistemas de informação sob guarda do DATASUS, em especial do Sistema de Informações Hospitalares, que gerencia as Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs). Foram incluídos todos os pacientes submetidos aos procedimentos de interesse, de caráter eletivo e de urgência, correspondentes às artrodeses toracolombares curtas e longas. A tendência temporal foi avaliada através da regressão polinomial dos procedimentos realizados no Brasil e em suas cinco regiões federativas.

Resultados:

A tendência temporal das artrodeses eletivas foi decrescente e a das artrodeses de urgência foi crescente, com pico em 2015, seguida de franco declínio. As artrodeses curtas foram mais frequentes em ambas as modalidades de urgência e eletiva, e as regiões Sul e Centro-Oeste obtiveram os maiores índices de procedimentos por milhão de habitantes em todo período de 2009 a 2019.

Conclusão:

A tendência temporal das artrodeses toracolombares realizadas pelo SUS tem caráter decrescente na última década, fenômeno que pode ser justificado pela crescente criticidade perante as indicações do procedimento na literatura contemporânea. Nível de evidência III; Estudo Retrospectivo Comparativo.

Descritores:
Análise Espaço-Temporal; Fusão Vertebral; Fraturas da Coluna Vertebral; Espondilolistese

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br