Acessibilidade / Reportar erro

ALTERAÇÃO DO SEGMENTO E FORAME VERTEBRAL COM ESPAÇADOR INTERSOMÁTICO ANTERIOR

RESUMO:

Objetivo:

Avaliar a influência dos espaçadores intersomáticos utilizados no ALIF sobre a lordose segmentar e altura do forame intervertebral.

Métodos:

Espaçadores intersomáticos com diferentes alturas (17, 18, 20 e 24 mm), comprimento (20, 25 e 30mm), e angulação (30 e 40 graus) foram introduzidos nos segmentos L4-L5 e L5-S1 de dois cadáveres adultos de acordo com a técnica do ALIF. A lordose do segmento vertebral e a altura dos forames intervertebrais foram avaliados antes e após a colocação dos diferentes espaçadores intersomáticos.

Resultados:

Foi observado aumento da lordose segmentar com a colocação dos espaçadores em relação aos valores iniciais. Não foi observado diferença estatística entre os diferentes espaçadores intersomáticos. A altura do forame intervertebral aumentou com a colocação dos espaçadores e foi observado diferença estatística entre os diferentes espaçadores intersomáticos.

Conclusão:

A lordose segmentar apresentou aumento com a colocação dos espaçadores em relação ao grupo controle. Não se observou diferença estatística entre as diferentes alturas e angulações dos espaçadores. A altura do forame intervertebral aumentou com a introdução dos espaçadores. Observou-se diferença estatística significativa com o aumento da altura e angulação dos espaçadores. Nível de evidência III; Estudo experimental.

Descritores:
Fusão Vertebral; Lordose; Forame Vertebral

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br