Acessibilidade / Reportar erro

TLIF- INFLUÊNCIA DA POSIÇÃO DO ESPAÇADOR INTERSOMÁTICO NA LORDOSE SEGMENTAR E ALTURA DO FORAME VERTEBRAL

RESUMO:

Objetivos:

Avaliar a influência do posicionamento dos espaçadores intersomáticos sobre a lordose lombar segmentar e altura do forame intervertebral na realização da artrodese intersomática transforaminal.

Métodos:

espaçadores intersomáticos de 8, 10 e 12 mm foram inseridos nos espaços discais dos segmentos L3-L4, L4-L5 e L5-S1 de três cadáveres humanos. Os espaçadores foram posicionados na parte anterior, média e posterior do espaço discal. A técnica da artrodese intersomática transforminal foi realizada por meio da: facetectomia unilateral, facetectomia bilateral e facetectomia com ressecção da da lâmina adjacente, processo espinhoso e ligamento amarelo (osteotomia da coluna posterior). A lordose do segmento lombar e a altura do forame intervertebral foram mensurados antes e após a colocação dos espaçadores interespinhosos.

Resultados:

A colocação dos espaçadores intersomáticos na porção anterior e média do espaço discal produziu aumento da lordose segmentar e a colocação na porção posterior reduziu a lordose segmentar. A altura do forame intervertebral apresentou aumento com a colocação do espaçador na porção posterior e redução da sua altura com o posicionamento do espaçador intersomático na porção anterior e média do espaço discal.

Conclusão:

o posicionamento do espaçador intersomático na artrodese intersomática transforaminal influencia a lordose lombar segmentar e a altura do forame intervertebral. Nível de evidência III; Estudo experimental.

Descritores:
Fusão Vertebral; Coluna Vertebral; Região Lombosacral

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br