Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO ANATÔMICA DO PEDÍCULO DO ÁXIS ATRAVÉS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM ADULTOS

RESUMO

Objetivos:

A topografia da coluna cervical alta envolve diversas patologias de cunho traumático, degenerativo e reumatológico. Com a evolução de técnicas cirúrgicas e de materiais de síntese disponíveis para uso em tal região, é necessária uma otimização do entendimento anatômico desta área.

Métodos:

Assim, este estudo avaliou 62 tomografias computadorizadas da coluna cervical alta na população adulta, visando o estudo dos parâmetros anatômicos do pedículo do Áxis. Comprimento do pedículo no corte axial, comprimento do pedículo no corte sagital, espessura do pedículo no corte axial e angulação interpedicular foram as medidas analisadas neste estudo observacional.

Resultados:

A tomografia computadorizada mostra-se como um exame necessário para a programação da passagem de parafusos pediculares de C2, sendo útil para determinar as alterações anatômicas e avaliar o comprimento dos parafusos que irão ser utilizados. Também, não foram observadas diferenças estatisticamente significantes no comprimento, angulação e diâmetro dos pedículos do áxis em relação ao sexo.

Conclusão:

Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes no comprimento, na angulação e no diâmetro dos pedículos. Urge a necessidade da Tomografia Computadorizada para o planejamento cirúrgico. Nível de Evidência II; Estudos Transversais de diagnósticos – Investigação de um exame para diagnóstico.

Descritores:
Vértebra Cervical Áxis; Parâmetros; Tomografia Computadorizada

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br