Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do tratamento da escoliose idiopática por artrodese por via anterior e posterior

OBJETIVO:

Avaliar comparativamente o tratamento cirúrgico da escoliose idiopática do adolescente tipo 5CN por abordagem anterior e posterior.

MÉTODOS:

A pesquisa consta de um estudo retrospectivo comparativo entre dois grupos de pacientes operados pela técnica de artrodese de coluna toracolombar por abordagem anterior e posterior. Foram selecionados sequencialmente 22 pacientes, 11 operados por via anterior - denominado Grupo I - e 11 por via posterior - Grupo II. Realizou-se anamnese e exame físico, assim como foram coletados dados de tempo de permanência hospitalar e em UTI, o grau de correção, as comorbidades e as imagens radiográficas do pré e pós-operatório.

RESULTADOS:

A média de idade foi de 13,7 anos no Grupo I e de 14 anos no Grupo II. O tempo médio de internação hospitalar foi 5,81 dias para o Grupo I e 5 para o Grupo II. A média de internação em UTI foi de 2,81 e 2 dias, respectivamente. Considerando-se os níveis operados, o Grupo I apresentou média de 4,81 vértebras (4 a 6 níveis), sendo que o Grupo II apresentou média de 6,36 vértebras (5 a 11 níveis). As complicações não apresentaram diferença estatisticamente significativa.

CONCLUSÃO:

Apesar do número limitado de pacientes nos grupos, demonstrou-se que a abordagem posterior diminui o número de dias necessários, tanto em hospitalização, quanto em UTI. Entretanto, constatou-se um aumento dos níveis incluídos na artrodese.

Escoliose; Fusão vertebral; Vértebras torácicas; Procedimentos cirúrgicos operatórios; Adolescente


Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br