Geist (2010)Geist, E. (2010). The anti-anxiety curriculum: Combating math anxiety in the classroom. Journal of Instructional Psychology, 37(1), 24-31.
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Alterar as formas de compreender o processo de ensino e aprendizagem, entendendo a individualidade das crianças. |
Vukovic et al. (2013)Vukovic, R. K., Roberts, S. O., & Wright, L. G. (2013). From parental involvement to children’s mathematical performance: The role of mathematics anxiety. Early Education and Development, 24(4), 446-467. http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2012.693430 http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2012....
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Suporte familiar, envolvimento parental com atitudes de motivação e influência de bem-estar educacional. |
Thien e Ong (2015)Thien, L. M., & Ong, M. Y. (2015). Malaysian and Singaporean students’ affective characteristics and mathematics performance: Evidence from PISA 2012. Springer Plus, 4, Article 563. https://doi.org/10.1186/s40064-015-1358-z https://doi.org/10.1186/s40064-015-1358-...
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Didáticas de ensino, estratégias e treinamentos para aumentar a motivação e reduzir a ansiedade matemática. Políticas educacionais de investigação das práticas eficazes, com base no desempenho dos alunos. |
Del Río et al. (2017)Del Río, M. F., Susperreguy, M. I., Strasser, K., & Salinas, V. (2017). Distinct influences of mothers and fathers on kindergartners’ numeracy performance: The role of math anxiety, home numeracy practices, and numeracy expectations. Early Education and Development, 28(8), 939-955. https://doi.org/10.1080/10409289.2017.1331662 https://doi.org/10.1080/10409289.2017.13...
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Intervenções com relação às expectativas de desempenho matemático, ansiedade matemática dos pais. Ainda considera os aspectos levantados na definição de políticas públicas de promoção do desenvolvimento matemático. |
Rubinsten et al. (2018)Rubinsten, O., Marciano, H., Levy, H. E., & Cohen, L. D. (2018). A framework for studying the heterogeneity of risk factors in math anxiety. Frontiers in Behavioral Neuroscience, 12(291). https://doi.org/10.3389/fnbeh.2018.00291 https://doi.org/10.3389/fnbeh.2018.00291...
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Programas de intervenção devem considerar o caminho trilhado no desenvolvimento da ansiedade matemática, em sua complexidade, em vez de propor medidas genéricas de redução de ansiedade. Implementação do modelo resposta à intervenção. |
Schaeffer et al. (2018)Schaeffer, M. W., Rozek, C. S., Berkowitz, T., Levine, S. C., & Beilock, S. L. (2018). Disassociating the relation between parents’ math anxiety and children’s math achievement: Long-term effects of a math app intervention. Journal of Experimental Psychology: General, 147(12), 1782-1790. https://doi.org/10.1037/xge0000490 https://doi.org/10.1037/xge0000490...
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Sugerem-se intervenções junto às famílias cujos pais tenham ansiedade matemática, favorecendo as interações criança-pais na relação com a matemática em casa. |
Macmull e Ashkenazi (2019)Macmull, M. S., & Ashkenazi, S. (2019). Math anxiety: The relationship between parenting style and math self-efficacy. Frontiers in Psychology, 10, Article 1721. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01721 https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01721...
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O artigo é finalizado sinalizando que o estudo aponta resultados significativos para o diagnóstico e a intervenção, mas não os explicita. |