Baldino (2001Baldino, R. R. (2001). Grupos de pesquisa-ação em educação matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 14(15), 83-98. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10626 https://www.periodicos.rc.biblioteca.une...
); Teixeira (2013Teixeira, L. A. (2013). Tornando-se pesquisadores: Um estudo a partir da análise de memórias de um grupo de pesquisa em educação em ciências e matemática [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório da UEL. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/TEIXEIRA-Lilian-Aparecida.pdf https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uplo...
); Teixeira et al. (2015); Garnica (2018Garnica, A. V. M. (2018). Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática: Mapeamento da formação e atuação de professores que ensinam/ensinaram matemática no Brasil. Histemat - Revista de História da Educação Matemática, 4(3), 68-92. https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/235/180 https://histemat.com.br/index.php/HISTEM...
); Silva (2018Silva, H. (2018). Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática: Dos estudos sobre intervenções na formação de professores. Histemat - Revista de História da Educação Matemática, 4(3), 103-119. https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/237/182 https://histemat.com.br/index.php/HISTEM...
). |
A1 |
Micro |
5 |
A1-Micro |
Fonseca e Ciríaco (2021Fonseca, V. P., & Ciríaco, K. T. (2021). O papel de grupos de pesquisas em educação matemática na formação de futuros(as) professores(as) dos anos iniciais [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15193 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufs...
). |
Meso |
1 |
A1-Meso |
Oliveira (2017Oliveira, G. P. (2017). Grupos que pesquisam educação matemática em articulação com EaD.In V. M. Kenski (Org.), Grupos que pesquisam EaD no Brasil (pp. 207-223). Abed. http://abed.org.br/congresso2017/Grupos_que_pesquisam_EAD_no_Brasil.pdf http://abed.org.br/congresso2017/Grupos_...
); Amorim (2017Amorim, D. S. D. (2017). Os grupos de pesquisa e a articulação entre a educação do campo e a educação matemática [Monografia, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório UFPE.https://attena.ufpe.br/handle/123456789/41159 https://attena.ufpe.br/handle/123456789/...
). |
A2 |
Macro |
2 |
A2-Macro |
Mendes e Silva (2014Mendes, I. A., & Silva, C. A. F. da. (2014). Grupos de história da educação matemática do Brasil: Genealogias e coletivo de pensamento. Anais do 2. Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM) (pp. 1028-1039). Unesp. https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15203/10450 https://periodicos.ufms.br/index.php/ENA...
); Hoffmann et al. (2019Hoffmann, Y. T., Costa, D. A. da, Nakamura, L. R., & Delizoicov Neto, D. (2019). Circulação inter e intracoletiva em grupos de pesquisa de história da educação matemática. Ciência & Educação, 25(4), 1067-1080. https://doi.org/10.1590/1516-731320190040014 https://doi.org/10.1590/1516-73132019004...
); Valente (2020Valente, W. R. (2020). O GHEMAT Brasil e a pesquisa coletiva em história da educação matemática. Historia y Memoria de la Educación, 1(11), 595-613. https://revistas.uned.es/index.php/HMe/article/view/24266/20784 https://revistas.uned.es/index.php/HMe/a...
). |
A3 |
Meso |
3 |
A3-Meso |
Silva e Fillos (2020Silva, M. S., & Fillos, L. M. (2020). Alguns modos de operar no Grupo de Pesquisa História Orale Educação Matemática. Revista de Educação do Vale do Arinos - Relva, 7(2), 74-98.https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/5065 https://periodicos.unemat.br/index.php/r...
). |
A4 |
Micro |
1 |
A4-Micro |
Souza e Baldino (1995Souza, A. C. C., & Baldino, R. R. (1995). A pesquisa em sala de aula: Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática (GPA). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 76(182/183),376-402. http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3679/3415 http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/r...
); Curi e Pires (2008Curi, E., & Pires, C. M. P. (2008). Pesquisas sobre a formação do professor que ensina matemática por grupos de pesquisa de instituições paulistanas. Educação Matemática Pesquisa, 10(1), 151-189. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1655/1065 https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/...
); Martins-Salandim (2018Martins-Salandim, M. E. (2018). Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática: Dos estudos sobre Hermenêutica de Profundidade. Histemat - Revista de História da Educação Matemática, 4(3), 133-146. https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/239/184 https://histemat.com.br/index.php/HISTEM...
); Baraldi (2018Baraldi, I. (2018). Grupo de pesquisa história oral e educação matemática: Dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva). Histemat - Revista de História da Educação Matemática, 4(3), 93-102. https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/236/181 https://histemat.com.br/index.php/HISTEM...
); Almeida e Ciríaco (2018Almeida, C., & Ciríaco, K. T. (2018). A produção do conhecimento de grupos de pesquisas brasileiros acerca de atitudes em relação à Matemática. Educação Matemática Debate, 2(5), 144-170.https://doi.org/10.24116/emd25266136v2n52018a01 https://doi.org/10.24116/emd25266136v2n5...
); Bianchini et al. (2019Bianchini, B. L., Lima, G. L. de, & Machado, S. D. A. (2019). O Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA): Mapeamento de algumas de suas produções. Educação Matemática Pesquisa, 21(3), 1-28. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p01-28 https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v...
); Sales (2020Sales, E. R. (2020). Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC), 15(36), 149-163.https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p149-163.id309 https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-31...
); Ciríaco e Silva (2021)Ciríaco, K. T., & Silva, M. (2021). Mapeamento da produção de dois grupos de pesquisas brasileiros em relação à educação infantil e psicologia da educação matemática (1998-2018). Revista Humanidades e Inovação, 8(32), 369-383. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2765 https://revista.unitins.br/index.php/hum...
. |
Meso |
8 |
A4-Meso |
Borba (2003Borba, M. C. (2003). GPIMEM-Dez anos: Sua interação com o EBRAPEM. Anais do VII. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Unesp. https://igce.rc.unesp.br/Home/Pesquisa58/gpimem-pesqeminformaticaoutrasmidiaseeducacaomatematica/borba-gpimem10anos-ebrapem.pdf https://igce.rc.unesp.br/Home/Pesquisa58...
). |
Micro-Meso |
1 |
A4-Micro-Meso |
Scandiuzzi e Lübeck (2011Scandiuzzi, P. P., & Lübeck, M. (2011). Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisaem Etnomatemática e sua relação com a educação matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 25(41), 125-151. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741 https://www.periodicos.rc.biblioteca.une...
); Hermann (2011Hermann, W. (2011). Estudo sobre a prática científica de um grupo de pesquisa em educação matemática [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório da UEL.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000161747 http://www.bibliotecadigital.uel.br/docu...
). |
A1-A4 |
Micro-Meso |
2 |
A1-A4-Micro-Meso |
Silva (2017Silva, A. A., & Bicudo, M. (2017). A produção do conhecimento em educação matemática em grupos de pesquisa: Uma abordagem qualitativa fenomenológica. Investigação Qualitativa em Educação, 1, 876-883. https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1408/1365 https://proceedings.ciaiq.org/index.php/...
); Silva e Bicudo (2017). |
A1-A3-A4 |
Micro-Meso |
2 |
A1-A3-A4-Micro-Meso |