Acessibilidade / Reportar erro

Educação social: quando o passado é desafio presente na formação docente1 1 Este artigo faz parte das atividades desenvolvidas no âmbito do pósdoutorado e recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp (Processo n. 13/02840-6).

Social education: when the past is a current challenge in teacher training

Éducation sociale: quand le passé est un défiactuel dans la formation des enseignants

Educación social: cuando el pasado es desafío presente en la formación docente

RESUMO

Este artigo propõe refletir acerca da relação entre a Psicanálise e a Educação enquanto campo de saber produzido por meio da práxis educativa. O saber subjetivo implicado com o ato educativo e os laços sociais produzidos no cotidiano escolar são dimensões estruturantes à prática e à formação do profissional da educação, no que tange à relação do sujeito com o desejo e o saber. Em contraste à tradicional visão da psicologia “aplicada à Educação”, certa leitura da Psicanálise tem contribuído para pensarmos os laços sociais produzidos em nome da Educação, caminho aberto para refletirmos a implicação do sujeito na formação e profissão docente.

Palavras chave:
Educação; Psicanálise; Fracasso Escolar; Formação de Professores

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br