Acessibilidade / Reportar erro

Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura

Monitoring student progress in identifying risk in reading

Contrôle du progrès de l’élève à l’ identification des risques dans la lecture

Monitoreo del progreso del alumno en la identificación de riesgo en la lectura

RESUMO

Este estudo tem por finalidade analisar o uso da monitorização com base no currículo como sistema escolar de identificação de alunos em risco na leitura, no contexto de um modelo educativo baseado no grau de resposta à intervenção. Realizou-se uma investigação quantitativa em que participaram todos os alunos do 3º ano (82 alunos) de um agrupamento de escolas do norte de Portugal. O tratamento de dados foi feito com recurso à estatística descritiva e inferencial. Destacam-se, entre outras conclusões, a existência de dez alunos em risco na leitura durante todo o ano letivo e o facto de, no final do 3º ano de escolaridade, a média de resultados dos alunos que nunca estiveram em risco ser superior ao dobro da média de resultados dos alunos que estiveram em risco todo o ano

Palavras chave:
Leitura; Portugal; Pesquisa Quantitativa; Dificuldade de Aprendizagem

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br