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EVOLUÇÃO RECENTE DA PRESENÇA E DO PERFIL DE MINORIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

EVOLUCIÓN RECIENTE DE LA PRESENCIA Y PERFIL DE LAS MINORÍAS EN LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

ÉVOLUTION RÉCENTE DE LA PRÉSENCE DES MINORITÉS ET DE LEUR PROFIL À L'UNIVERSIDADE FEDERAL MINAS GERAIS

Resumo

Foram implementadas políticas de ação afirmativa, incluindo políticas de bônus e cotas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o intuito de diminuir desigualdades no acesso ao ensino superior. Além disso, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni) e o uso do Exame Nacional do Ensino Médio/Sistema de Seleção Unificado (Enem/SiSU) no processo seletivo podem ter afetado a proporção de estudantes pertencentes às minorias frequentando instituições públicas de ensino superior no Brasil. O principal objetivo deste trabalho é verificar a evolução da diversidade do corpo discente da UFMG no período de 2006 a 2015, abordando os efeitos dessas mudanças. As políticas do Reuni, bônus e cotas parecem ser eficazes na redução das desigualdades de diferentes tipos na UFMG, enquanto o Enem/SiSU parece ter promovido um aumento na desigualdade. Além disso, foram avaliados os determinantes da propensão de pertencer a domicílios de baixa renda, de ser negro ou de ter frequentado escolas de nível médio particulares ou estaduais.

AÇÃO AFIRMATIVA; REUNI; ENEM; COTAS

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