Open-access CRIANÇAS E HISTÓRIA: O TEMPO COMO CONCEITO E A NARRATIVA DA TEMPORALIDADE

CHILDREN AND HISTORY: TIME AS A CONCEPT AND THE NARRATIVE OF TEMPORALITY

LOS NIÑOS Y LA HISTORIA: EL TIEMPO COMO CONCEPTO Y LA NARRATIVA DE LA TEMPORALIDAD

LES ENFANTS ET L’HISTOIRE: LE TEMPS COMME CONCEPT ET LE RÉCIT DE LA TEMPORALITÉ

Resumo

O artigo problematiza a ênfase no tempo cronológico nas aulas de História para crianças nos primeiros anos do ensino fundamental, refletindo sobre o tempo histórico. Retoma-se a perspectiva de Koselleck para pensá-lo como conceito, assim como o relaciona com a narrativa, como tratou Ricoeur, e, fundamentalmente, compreende-o na relação entre a experiência da infância e a memória, tal como abordou Walter Benjamin. Ressalta-se a experiência do narrar e da memória na aprendizagem de temporalidades, destacando o seu lugar na experiência histórica que interessa à discussão sobre a aprendizagem diante da proposta da Base Nacional Comum Curricular. Conclui-se que esse caminho possibilita especificar a História não apenas como uma disciplina escolar, mas também como prática social.

ENSINO DE HISTÓRIA; ENSINO FUNDAMENTAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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