Acessibilidade / Reportar erro

Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências

Science-technology-society-environment in the Portuguese curriculum documents of science

Science-technologie-société-environnement dans les documents du programme portugais de science

Ciencia-tecnología-sociedad-ambiente en los documentos curriculares portugueses de ciencias

RESUMO

A abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente vem se impondo como uma das recomendações para o ensino das ciências mais fundamentadas pela investigação em didática, tornando-se necessário que esteja presente nos Documentos Oficiais Curriculares. Assim, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se as orientações curriculares da educação básica são consentâneas com a perspetiva de ensino ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. A análise qualitativa realizada mostra que a referida abordagem está integrada nos documentos curriculares, ainda que fosse desejável um enfoque mais significativo. Esses documentos ainda valorizam pouco os aspetos relacionados com a natureza da ciência, nomeadamente as relações recíprocas ciência-tecnologia-sociedade- -ambiente.

Palavras-chave:
Educação Básica; Currículo; Educação Científica; Ciências Naturais

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br