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ANÁLISE DA RETENÇÃO ESCOLAR ATRAVÉS DE MODELOS MULTINÍVEL: UM ESTUDO EM PORTUGAL1 Este trabalho foi parcialmente financiado pelo projeto Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica (CEMAPRE) - UID/MULTI/00491/2013, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (FCT/MCTES) por fundos nacionais.

Resumo

Este artigo investiga a retenção escolar em Portugal usando microdados. Com a aplicação de modelos multinível, analisa-se o número de retenções no ensino obrigatório - variável explicada -, considerando como potenciais variáveis explicativas - características individuais do aluno, seu contexto familiar em termos sociodemográficos e económicos e suas condições de vida. Também se investiga o impacto da escola de per si na variável endógena. Os resultados obtidos confirmam a importância das características individuais e familiares e das condições de vida na retenção escolar. A análise empírica mostra que a probabilidade de reprovação de um aluno varia de escola para escola, demonstrando a importância do impacto da escola de per si na retenção escolar.

RETENÇÃO ESCOLAR; PARTICIPAÇÃO SOCIAL; MODELO MULTINÍVEL

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