Laboratório de formação para a atuação como orientador/a |
“A convivência de profissionais com níveis diferentes de experiência em trabalho conjunto possibilita aprendizagens relevantes para um futuro orientador”. |
216 |
Atuação do grupo na coorientação |
“O ideal é que o grupo divida tarefas como a coorientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por mestrandos e a coorientação de dissertações por doutorandos, de modo que todos possam aprender juntos”. |
189 |
Espaço de qualificação das pesquisas |
“Olhares múltiplos sobre a problemática de pesquisa ajuda a melhor qualificá-la”. |
175 |
Experiência cotidiana compartilhada |
“Nesse percurso, foi emergindo em mim, como pesquisadora e orientadora, o sentido singular e o significado coletivo da relevância de enfrentar no e com o grupo as inquietações provocadas pelos estudos, a importância de compartilhar e alterar percursos, de enfrentar opções metodológicas e sustentá-las no grupo”. |
160 |
Espaço/tempo de orientação coletiva |
“Os orientandos discutem e analisam junto com o orientador (no espaço da orientação coletiva) as formas de orientar”. |
87 |
Aprendizagem pelo modelo/exemplo |
“O exemplo é sempre o melhor método de ensinar e aprender . . . incorporam muito de minhas características pessoais de orientar/interagir/relacionar-se”. |
71 |
Descentralização da orientação/Lugar da liderança |
“Os mais ‘velhos’, via de regra, os doutorandos e pós-doutorandos, auxiliam na orientação dos iniciantes”. |
60 |
Elementos estruturantes das manifestações |
Expressão/depoimentos |
N. de menções |
Trocas e apoio entre orientandos |
“No grupo, os alunos se sentem apoiados e preparados a trabalhar em equipe. Tive casos de alunos que não conseguiam terminar seus trabalhos, por bloqueios psicológicos ou problemas pessoais e foram incentivados a seguir em frente e defender seus trabalhos em função da intervenção de colegas nesse processo”. |
56 |
A pesquisa como potencializadora da formação do orientador |
“O grupo de pesquisa potencializa o trabalho do orientador, principalmente quando as pesquisas são debatidas e discutidas com todos os orientandos”. |
45 |
Desenvolvimento de uma cultura acadêmica |
“A prática de trabalhar em grupo contribui decisivamente para uma boa formação individual como orientador . . . e a formação de um espírito acadêmico”. |
38 |
Diminuição da solidão da escrita |
“Ao ler, analisar e reavaliar e sugerir acréscimos e supressões nos manuscritos e ensaios entre pares do grupo de pesquisa, há uma formação e autoformação em curso que acaba sendo um diferencial”. |
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Pesquisas mais densas e aprofundadas |
“Onde se aprende e ensina a ser pesquisador e orientador”. |
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