Acessibilidade / Reportar erro

TOPOGRAFIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

TOPOGRAPHY OF HISTORY TEACHER TRAINING IN THE BRAZILIAN AMAZON

TOPOGRAFÍA DE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE HISTORIA EN LA AMAZONIA BRASILEÑA

TOPOGRAPHIE DE LA FORMATION DES PROFESSEURS D’HISTOIRE EN AMAZONIE BRÉSILIENNE

Resumo

O artigo situa os cursos de licenciatura em História localizados na Amazônia, de modo a verificar como eles encaminham a formação de professores. Assume como referência os estudos topográficos, pois percebe os cursos como “terrenos”. O “terreno”, então, é entendido por meio de alguns dos elementos que o constituem: os projetos político-pedagógicos (PPPs) de 10 instituições de ensino superior, totalizando 13 campi, localizadas no Norte do Brasil; e os currículos Lattes, entendidos como documentos basilares da trajetória acadêmica dos 183 docentes dessas instituições. Os dados sugerem que a dimensão didático-pedagógica ocupa espaço diminuto na experiência e na prática dos docentes dos cursos analisados.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURA; ENSINO DE HISTÓRIA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br