1) NSE não interfere nas chances de evasão |
Klitzke Martins (2022Klitzke Martins, M. (2022). Fatores associados à evasão e conclusão de curso na educação superior brasileira: Uma análise longitudinal [Tese de doutorado]. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.); Nierotka (2021Nierotka, R. L. (2021). Desigualdade de oportunidades no ensino superior: Um estudo de caso sobre acesso e conclusão na UFFS [Tese de doutorado]. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação.) e De Paula (2021De Paula, G. (2021). Desigualdades sociais e evasão no ensino superior: Uma análise em diferentes níveis do setor federal brasileiro [Tese de doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.) |
|
2) Notas altas no Enem reduzem chances de evasão |
Klitzke Martins (2022Klitzke Martins, M. (2022). Fatores associados à evasão e conclusão de curso na educação superior brasileira: Uma análise longitudinal [Tese de doutorado]. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.) |
|
3) Ser mulher reduz chances de evasão 4) Ingressantes mais jovens evadem menos |
Sales et al., (2016Sales, J. S. Jr., Brasil, G. H., Carneiro, T. C. J., & de Carvalho Corassa, M. A. (2016). Fatores associados à evasão e conclusão de cursos de graduação presenciais na UFES. Revista Meta: Avaliação, 8(24), 488-514.); Li & Chagas (2017Li, D. L., & Chagas, A. L. S. (2017). Efeitos do SiSU sobre a migração e a evasão estudantil [Trabalho apresentado]. Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, São Paulo, SP, Brasil, 15. https://www.anpec.org.br/encontro/2016/submissao/files_I/i12-0ec4d81e6edc83d57f2d20fde137251b.pdf https://www.anpec.org.br/encontro/2016/s...
); Costa (2018Costa, F. P. (2018). Acesso e permanência no ensino superior: Uma análise para as universidades federais brasileiras [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.) e De Paula, 2021De Paula, G. (2021). Desigualdades sociais e evasão no ensino superior: Uma análise em diferentes níveis do setor federal brasileiro [Tese de doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
|
|
5) Estudantes negros têm mais chances de evasão |
Costa (2018Costa, F. P. (2018). Acesso e permanência no ensino superior: Uma análise para as universidades federais brasileiras [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.) |
Costa et al. (2018Costa, F. P. (2018). Acesso e permanência no ensino superior: Uma análise para as universidades federais brasileiras [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.); De Paula (2021De Paula, G. (2021). Desigualdades sociais e evasão no ensino superior: Uma análise em diferentes níveis do setor federal brasileiro [Tese de doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.) e Klitzke Martins (2022Klitzke Martins, M. (2022). Fatores associados à evasão e conclusão de curso na educação superior brasileira: Uma análise longitudinal [Tese de doutorado]. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.) |
6) Ingresso na primeira opção de curso reduz chances de evasão |
Klitzke Martins (2022Klitzke Martins, M. (2022). Fatores associados à evasão e conclusão de curso na educação superior brasileira: Uma análise longitudinal [Tese de doutorado]. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.) |
|
7) Apoio social reduz chances de evasão |
Costa (2018Costa, F. P. (2018). Acesso e permanência no ensino superior: Uma análise para as universidades federais brasileiras [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.); Sales et al., (2016Sales, J. S. Jr., Brasil, G. H., Carneiro, T. C. J., & de Carvalho Corassa, M. A. (2016). Fatores associados à evasão e conclusão de cursos de graduação presenciais na UFES. Revista Meta: Avaliação, 8(24), 488-514.); De Paula (2021De Paula, G. (2021). Desigualdades sociais e evasão no ensino superior: Uma análise em diferentes níveis do setor federal brasileiro [Tese de doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.) e Nierotka (2021Nierotka, R. L. (2021). Desigualdade de oportunidades no ensino superior: Um estudo de caso sobre acesso e conclusão na UFFS [Tese de doutorado]. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação.) |
|
8) Baixo desempenho aumenta chances de evasão |
Costa et al., (2018Costa, F. P. (2018). Acesso e permanência no ensino superior: Uma análise para as universidades federais brasileiras [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.); Rotem et al., (2020Rotem, N., Yair, G., & Shustak, E. (2020). Open the gates wider: Affirmative action and dropping out. Higher Education, 81(3), 551-566.); De Paula (2021De Paula, G. (2021). Desigualdades sociais e evasão no ensino superior: Uma análise em diferentes níveis do setor federal brasileiro [Tese de doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.); Klitzke Martins (2022Klitzke Martins, M. (2022). Fatores associados à evasão e conclusão de curso na educação superior brasileira: Uma análise longitudinal [Tese de doutorado]. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.); Nierotka (2021Nierotka, R. L. (2021). Desigualdade de oportunidades no ensino superior: Um estudo de caso sobre acesso e conclusão na UFFS [Tese de doutorado]. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação.) e Scher & Oliveira (2020Scher, A., & Oliveira, E. M. (2020). Acesso e permanência estudantil na Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Realeza/PR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 25(1), 5-26.) |
|