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FATORES ASSOCIADOS À EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO LONGITUDINAL

FACTORS ASSOCIATED WITH SCHOOL DROPOUT IN HIGHER EDUCATION: A LONGITUDINAL STUDY

FACTORES ASOCIADOS A LA DESERCIÓN EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: UN ESTUDIO LONGITUDINAL

FACTEURS ASSOCIÉS À L’ABANDON DES ÉTUDES SUPÉRIEURES: ÉTUDE LONGITUDINALE

Resumo

Este artigo investiga os fatores associados à evasão de curso superior a partir da experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O estudo é de cunho quantitativo, realizado por meio dos dados de uma coorte de 1.391 estudantes ingressantes em 2013. A investigação estatística é conduzida a partir de análise de sobrevivência. Os principais resultados apontam que: a evasão de curso ocorre de forma mais acentuada no primeiro ano; notas mais altas antes e durante o curso, apoio social e o ingresso na primeira opção de curso reduzem as chances de evasão; e homens e negros evadem mais frequentemente. De modo mais amplo, as evidências sugerem que, mesmo em uma universidade federal menos seletiva, como a UFFS, o nível socioeconômico dos alunos não é um forte preditor da evasão de curso.

ENSINO SUPERIOR; EVASÃO ESCOLAR; CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS; DESEMPENHO ACADÊMICO

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