Acessibilidade / Reportar erro

Estudo avaliativo das classes de aceleração na rede estadual paulista

Implantation of accelerated classes in the state public school network: an evaluative study

Este artigo descreve os propósitos, a metodologia e os resultados de um estudo avaliativo sobre a implantação do Projeto das Classes de Aceleração no Estado de São Paulo. A realização de seis estudos de caso, em escolas nas quais a implantação foi considerada bem-sucedida, permitiu identificar fatores de sucesso do projeto. A análise de provas de desempenho e de auto-estima de alunos egressos da classes de aceleração indicou a importância de incorporar ao projeto, medidas de médio e longo prazo que ajudem a manter os resultados positivos alcançados.

PROJETO DAS CLASSES DE ACELERAÇÃO; SÃO PAULO; SUCESSO ESCOLAR; INCLUSÃO/EXCLUSÃO DO ALUNO; DEFASAGEM IDADE-SÉRIE


Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br